Das empresas pequenas só 39% aceitam cartões

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Mesmo com a baixa proporção atual, Sebrae diz que a chance de crescer é maior entre as que aceitam o plástico

 



São Paulo - Apesar de gerar um aumento na satisfação do cliente e um crescimento nas vendas, apenas 39% das micro e pequenas empresas brasileiras aceitam cartões de débito e crédito, segundo levantamento do Sebrae. De acordo com o estudo, entre os empreendedores que operam com os meios de pagamento os resultados vistos são positivos. Cerca de 71% dos entrevistas reportam um aumento da satisfação dos clientes, 57% crescimento nas vendas e 55% um aumento do faturamento da empresa.


"Os pequenos negócios que se organizam para operar com máquinas de cartão levam vantagem e têm mais chance não apenas de sobreviver, mas também de crescer", afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O estudo apontou que, em geral, quanto maior o tamanho do pequeno negócio, mais comum é o uso das maquininhas. Os cartões de débito e crédito são aceitos em 65% das empresas de pequeno porte - que faturam até R$ 3,6 milhões por ano - e por somente 28% dos microempreendedores individuais (MEI). Já o recurso da antecipação do recebimento das vendas é usado por 28% dos empreendedores e, nesse caso, predominam os MEI.


Entre os empresários que não usam máquina de cartão, 79% apontam preferir outras formas de recebimento e 55% relatam estar com baixo volume de vendas. A pesquisa mostrou ainda que eles mudariam de ideia caso houvesse um equipamento que aceitasse todos os cartões (76%), se recebessem o valor das vendas em um prazo menor (73%) e se fossem reduzidos os custos e as taxas de descontos e antecipação, alternativas citadas por 70% dos entrevistados.

 

Atender esse público
Foi pensando justamente em atender esse público que a Acqio surgiu, em 2015. A empresa oferece maquininhas de cartão de crédito e débito para pequenas e médias empresas e profissionais liberais.


"Atuamos em um mercado onde apenas 56% das pessoas são 'bancarizadas'. O crescimento do dinheiro de plástico (crédito) é inevitável até porque quando comparamos com os mercados mais desenvolvidos de outros países esse número supera os 80%", diz o diretor executivo da Acqio Franchising, Kawel Lotti. Diante disso, a rede prevê para este ano chegar a marca de mil unidades e a um crescimento de 20% ao mês. "Atuamos em um mercado que não sente a crise e permanece em constante evolução - o de maquininhas de cartão de crédito e débito", finaliza.

 


Da redação


Fonte: DCI - São Paulo

 

 


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