Queda nas vendas desacelera no comércio de Ribeirão Preto

Leia em 2min 20s

As vendas no comércio de Ribeirão Preto tiveram queda de -1,60% em setembro de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região).

Apesar da variação negativa – a 22ª segunda consecutiva – o percentual é o melhor obtido em 2016 e indica uma tendência de recuperação do setor, ou seja, as vendas estão caindo menos e podem ser melhores do que os lojistas esperavam neste fim de ano.
Entre as empresas entrevistadas, 62,5% consideraram as vendas de setembro desse ano piores do que no mesmo mês de 2015, enquanto 31,2% disseram o contrário e 6,3% declararam que as vendas foram equivalentes nos dois períodos.

Setorial
Os setores que apresentaram bom resultado são os de Cine/Foto (+ 2,15%), Presentes (+ 0,87%) e Calçados (+ 0,57%). A variação negativa atingiu os setores de Livraria/Papelaria (– 5,58%), Eletrodomésticos (– 4,67%), Tecidos/Enxoval (– 4,34%), Móveis (– 1,80%), Vestuário (– 0,88%) e Ótica (– 0,70%).

Nível de emprego

A pesquisa apurou uma queda de – 0,43% no índice de postos de trabalho no comércio, em setembro. Entre as empresas entrevistadas, 93,7% mantiveram seus quadros de funcionários durante o mês, enquanto 6,3% demitiram e nenhuma delas declarou ter contratado. Entre os setores, os que tiveram redução no quadro funcional são os de Tecidos/Enxoval (­– 2,39%) e Vestuário (– 1,47%).

Modalidade de pagamento

O cartão de crédito continua a ser o meio de pagamento mais usado pelo consumidor ribeirão-pretano sendo responsável por 53,06% das transações realizadas pelo comércio, em setembro desse ano. Em seguida, vêm os pagamentos à vista com 33,79% das transações. A modalidade menos utilizada é a de cheques pré-datados ou carnês, com apenas 13,15% de utilização na hora do pagamento.

O setor com maior concentração de vendas por cartão de crédito é o de Ótica (60,67% de utilização da modalidade), seguido de perto pelo segmento de Calçados (60,63%). O setor com maior concentração de vendas à vista é o de  Livraria/Papelaria (64,17%). Já o setor com maior concentração de vendas à prazo  -cheques pré ou carnês – é o de Eletrodomésticos (21,00%).

Análise do especialista
Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista do SINCOVARP e responsável pela pesquisa, o cenário econômico mudou completamente após o Impeachment. “O novo governo conseguiu implantar uma agenda positiva que vem ao encontro dos anseios do mercado, buscando alternativas para equilibrar as contas públicas sem o temido aumento da carga tributária. Essa mudança de rumos trouxe a todos os agentes econômicos uma melhoria da expectativa futura e, por consequência, uma retomada no ânimo de investidores e consumidores. Ainda vai demorar um pouco para que esse entusiasmo se transforme em mais investimentos, consumo, emprego e renda, mas os primeiros passos já foram dados”, afirma.

Fonte: Ribeirão Preto Onlline 


Veja também

Ministro Henrique Mei­re­l­les de­fen­de ju­ros mais bai­xos

Responsável pela Fa­zen­da ne­gou in­ter­fe­rir na po­lí­ti­ca do Ban&...

Veja mais
Consumidor troca financiamentos por crédito sem juros

Com medo do desemprego, o consumidor est fugindo de financiamentos e partindo para operaes de crdito que no envolvem pag...

Veja mais
Ibovespa sobe e alcança o maior nível em 4 anos

São Paulo - Os investidores estrangeiros voltaram a dar sustentação à Bovespa, que fechou a ...

Veja mais
Com teto de gastos, Orçamento de 2017 já exige corte de R$ 14 bilhões

Sem espaço para aumentar a previsão de receitas, relator do Orçamento terá de reduzir desemb...

Veja mais
Prévia da inflação oficial tem a menor taxa para outubro desde 2009

IPCA-15 perdeu força de setembro para outubro: de 0,23% para 0,19%.Deflação de alimentos exerceu a ...

Veja mais
Consumidor está mais endividado

Contrariando as expectativas, o número de belo-horizontinos inadimplentes cresceu 5,22% em setembro, frente ao me...

Veja mais
Contas ainda mais no vermelho

Tesouro aponta que rombo dos estados é pior que o informado. Rio é caso mais emblemático  Um ...

Veja mais
Comércio entre países BRICS deve ganhar força em 2017

Dados são apontados por relatório da gigante armadora Maersk Line Uma pesquisa realizada pela armadora Ma...

Veja mais
Redes de varejo vão em direções opostas na Bolsa

O setor de varejo mostra comportamento esquizofrênico na Bolsa. Enquanto o Magazine Luiza brilha, com expectativas...

Veja mais