Com crise, paranaenses diminuem intenção de consumo em 30,15%

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    Pesquisa da Fecomércio-PR tem como base os últimos 12 meses. 32% dos consumidores não sabem o que esperar da economia brasileira.

 Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, (Fecomércio-PR), na segunda-feira (23), mostrou que os paranaenses dimunuíram a intenção de consumo em 30,15% nos últimos 12 meses. O principal motivo, conforme o estudo, é a apreensão com a crise econômica enfrentada pelo país.

"A pesquisa forma e mostra de maneira clara que 35% das famílias entrevistadas apontam  certa insegurança na manutenção de seus empregos para o final do ano ou mesmo para o inicio do próximo ano", disse o presidente da Fecomércio-PR, Paulo Cesar Nauiack. Outros 38,4% esperam uma melhora profissional nos próximos seis meses.

 A pesquisa indicou ainda que 32% dos consumidores não sabem o que esperar da economia brasileira em 2016.

Outros 25% acreditam que a situação deve piorar no próximo ano e 24% apostam que a crise irá diminuir em 2016. Os que acham que ficará tudo na mesma somam 19%.

“Estou percebendo que as coisas estão mais caras em relação a tudo: alimentação, luz, água, telefone, tudo mais caro”, disse a educadora infantil Cleonice Ramos.

Diante destes resultados, a expectativa é de que as vendas também sejam menores no Natal. Aqueles que decidirem comprar devem escolher presentes menores e mais baratos.

O levantamento também indicou que 57,4% das famílias estão comprando menos do que no ano passado. Em contrapartida, 21,1% afirmam estar gastando mais.

Os que não mudaram o padrão de consumo são 21,5%, e 0,1% não souberam responder. Em 2014, os que estavam consumindo mais eram 40,8%.

 



Veículo: Portal G1


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