Comerciantes adiantaram a exposição dos produtos
Economista alerta sobre gastos exagerados
Com a chegada da Páscoa, comerciantes do Oeste Paulista esperam que em 2015 haja um crescimento nas vendas em relação ao mesmo período de ano anterior. Para garantir o lucro, supermercados e lojas especializadas iniciaram a exposição dos ovos de chocolate mais cedo, o que pode deixar mais caro a compra do consumidor devido as novidades e variedades dos produtos, de acordo com economistas.
Os olhares das crianças para os estabelecimentos enfeitados com os ovos, faz com que muitos pais levem os chocolates para a casa, mesmo com um pouco mais de 30 dias para a chegada a data, como foi o caso do roupeiro Adriano Rodrigues Galoti. “Cedo ainda está, mas temos que aproveitar porque se deixar para comprar depois, pode faltar”, falou.
Os produtos costumam chegar às prateleiras assim que o Carnaval passa. Em um supermercado de Presidente Prudente, a expectativa é que haja 10% a mais nas vendas em relação a 2013, e segundo o gerente Julio César Veres, os clientes já começaram a adquirir.
“A criançada já está olhando e os pais comprando. Algumas delas fazem manha e o pai acaba cedendo e levando o produto. Como é apenas uma vez no ano, dá para abusar no orçamento”, comentou.
De acordo com o economista Éder Canziani, a alta do dólar pode influenciar nos preços dos ovos de Páscoa, e que a melhor hora para realizar a compra, é aquela em que se pode pagar, seja agora ou mais próximo da data.
“Nós sabemos que já existe um preço básico, mas esse preço pode aumentar ou diminuir em função da oferta e demanda. Se tivermos uma demanda maior e não houver produto suficiente, com certeza o valor vai subir”, explicou.
Para conseguir mais consumidores, todos os anos são acrescentadas novidades aos produtos, o que os tornam mais caros, por isso, é preciso ficar atento durante a escolha, segundo Canziani.
“É uma técnica de marketing, porque geralmente as pessoas sempre consumiram o tradicional, mas, de repente, quando elas chegam e encontram algo diferente, ou com outro design, isso lhe chamará atenção. É preciso se atentar ao dinheiro que se possui de reserva para a aquisição deste determinado produto”, afirmou.
Em uma loja especializada em chocolate no Centro de Presidente Prudente, todos os produtos tiveram um reajuste médio nos valores de 7%, mas ainda assim, é esperado que as vendas cresçam em 15%, conforme a vendedora Mayara Gimenes. "As pessoas acabam vindo buscar. Porque é apenas uma vez no ano, então, mesmo com o aumento, todos acabam comprando ovos de Páscoa", concluiu.
Veículo: Portal G1