Páscoa | Varejistas de BH estão menos otimistas

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Percentual dos que apostam em crescimento dos negócios (53,4%) é bem menor que o do ano passado (72,6%)


Os empresários de Belo Horizonte estão otimistas com a chegada da Páscoa - primeira data comemorativa do varejo no ano - segundo Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Mas, embora 53,4% dos comerciantes esperem por vendas melhores que em 2013, o percentual daqueles que apostam em crescimento dos negócios é bem menor que o registrado no mesmo levantamento realizado no ano passado (72,6%).

Para a estatística da entidade Luana Oliveira, a queda no percentual de otimismo se deu em função do atual momento pelo qual passa o país, principalmente em função das incertezas em relação ao futuro da economia.

"Os custos subiram e os empresários tiveram que repassar isso para o consumidor. Além disso, neste ano teremos eleições. As pessoas estão mais cautelosas em relação ao futuro", afirmou.

A pesquisa foi realizada com 113 empresários de Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de março e a margem de erro é de 7%. Conforme a estimativa, 89,3% dos empresários ouvidos acreditam que a Páscoa tem efeito positivo no ritmo dos negócios, mas 33% acreditam que vão comercializar o mesmo volume do ano anterior.

Conforme a pesquisa, 72,6% dos empresários entrevistados acreditam que a comemoração da data em si é o principal fator que pode levar os consumidores às compras. No entanto, para 67,3% dos respondentes, o preço alto dos ovos de Páscoa pode inibir as vendas. "Muita gente pode preferir trocar os ovos que são mais caros por opções mais baratas, como barras de chocolate e bombons", observou.

A pesquisa também mostrou que para a maioria dos comerciantes (93,8%) a data cair no início ou no final do mês influencia diretamente as vendas. "Caso a Páscoa ocorra no final do mês, as expectativas caem. Neste ano, acontece um pouco depois da primeira quinzena, o que não foi considerado negativo pelos pesquisados", disse Luana.

A pesquisa revela ainda que dos 53,4% dos entrevistados que estimam vendas melhores neste ano, 83% têm a expectativa de aumento de até 20% nas suas vendas e 9,4% esperam aumentar entre 20% e 50%.

Neste ano, os empresários também estão apostando em medidas para incrementar as vendas para a Páscoa. Segundo o levantamento, 54,4% disseram que colocarão os produtos em promoção e 21,1% pretendem aumentar a visibilidade da vitrine da loja. Já 11,6% apostam na diversificação do mix de produtos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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