Vendas do Carrefour aumentam 9,9% no 1º tri

Leia em 3min 10s

As vendas do grupo Carrefour no Brasil subiram 9,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2015, totalizando uma receita de 2,6 bilhões de euros - R$ 10,6 bilhões. A desvalorização do câmbio não foi considerada.

Ao levar em conta a conversão das moedas, porém, o faturamento da rede no País caiu 12,5%, em relação ao consolidado do ano passado.

Mesmo assim, os executivos da companhia consideram os resultados da operação brasileira como um dos mais significativos, visto o momento pelo qual a economia local atravessa.

Apesar da queda, a filial brasileira tem o maior faturamento entre todas as subsidiárias fora da França.

Para efeito de comparação, as vendas globais do Carrefour recuaram 4,3% entre janeiro e março deste ano, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O volume gerado acumulou cerca de 20 bilhões de euros.

"No Brasil, crescemos em todos os formatos, como hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e no Atacadão. Todos continuam mostrando números fortes", afirmou o diretor financeiro do Carrefour, Pierre Jean Sivignon, em conferência com analistas na sexta-feira (15).

No início do mês passado, a companhia analisou que o bom desempenho do País no resultado global da varejista tinha origem em dois segmentos: venda de alimentos e a oferta de serviços financeiros. "Em alimentos, foi muito bom ter comprado o Atacadão e isso nos ajuda agora. O Atacadão continua abrindo lojas e é o coração do crescimento no Brasil", ressaltou o presidente mundial do Carrefour, Georges Plassat, na ocasião.

O setor supermercadista brasileiro, de fato, tem percebido avanços acima da média nas vendas pelo segmento de cash & carry (atacarejo).

Em 2015, esse modelo de autosserviço cresceu 12,1% em faturamento, na comparação com o ano anterior.

Uma pesquisa recente da consultoria Nielsen revelou que 77% dos itens comercializados no atacarejo possuem preços mais competitivos em relação aos hipermercados.

Atualmente, o Carrefour controla 125 unidades do Atacadão no Brasil. No último dia 15, a rede inaugurou uma nova loja em Santarém, no Pará.

"Oferecemos sortimento, eficiência e, principalmente, preços competitivos, reforçando nosso compromisso de ser o melhor parceiro do comerciante e do consumidor santareno", se reservou em dizer o diretor-presidente do Atacadão, Roberto Müssnich.

Prova de que o consumidor tem buscado uma alternativa frente a forte inflação no Brasil é que mais de 50% dos clientes do atacarejo no Brasil hoje são formados por pessoas físicas.

"Houve maior pulverização para esse segmento pela busca do consumidor por preços mais baixos e também pelo fato dele estocar itens no início do mês, quando ele geralmente recebe", diz a analista de mercado Nielsen, Tatiene Vale.

Europa e América Latina

Na América Latina, as vendas do Carrefour totalizaram um montante de 3,45 bilhões de euros, o que representou um crescimento de 13,5% em moeda constante, mas queda de 15,2% em função da desvalorização média de 34% das moedas da região em relação ao euro. A companhia destacou a forte desvalorização do peso argentino e do real.

Já em território europeu, mais especificamente na França, o maior mercado para o Carrefour, as vendas tiveram baixa de 1,8%, para 9,3 bilhões de euros. No restante da Europa, entretanto, as vendas aumentaram 0,9%, para 5,2 bilhões de euros. Na Ásia, onde a rede atualmente trabalha uma reestruturação, o comércio da varejista encolheu 7,1%, o que gerou 2,07 bilhões de euros.

Quando analisado só a China, as vendas recuaram 8,4% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma melhora sobre a queda de mais de 15% no quarto trimestre de 2015. "As condições dos negócios permaneceram desafiadoras na China, embora tenha havido sinais de que esforços para restruturação no país começaram a compensar no último trimestre", diz Sivignon.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Vendas do Carrefour no Brasil crescem 9,9% no 1º trimestre

As vendas do Carrefour Brasil cresceram 9,9% no primeiro trimestre ante igual período do ano passado. Em meio &ag...

Veja mais
Setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos sofre queda real de 8% em 2015

O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) foi alvo de penalidades em 2015, que result...

Veja mais
Atacadão inaugura loja de autosserviço em Santarém

Primeira unidade da rede no município tem capacidade para atender 90 mil clientes a cada mês, gerando 500...

Veja mais
Páscoa eleva negócios do Pão de Açúcar

A Páscoa ajudou a elevar a receita líquida do Grupo Pão de Açúcar (GPA), por ter acon...

Veja mais
Vendas caem 12,7%, mas Pão de Açúcar vê melhora na Via Varejo

A Via Varejo, empresa de comércio de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar (GPA), r...

Veja mais
Receita consolidada do Grupo Pão de Açúcar cresce 3% no 1º tri, para R$ 17,7 bi

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) apurou receita líquida consolidada de R$ 17,754 bilhões n...

Veja mais
Programas de crédito e fidelidade poupam dinheiro do consumidor

                    ...

Veja mais
Carrefour reinaugura seu segundo hipermercado no Paraná sob o conceito nova geração

O Carrefour reinaugurpu sua unidade de Pinhais (PR) sob o conceito Nova Geração. Trata-se de um projeto ar...

Veja mais
Como o Pão de Açúcar elevou a fama do "Cliente Mais"

Em 2000, a rede de supermercados Pão de Açúcar, principal bandeira do Grupo Pão de Aç...

Veja mais