BRF quer manter liderança da Sadia em MG

Leia em 2min 40s

                             Para se aproximar do mercado mineiro, a companhia criou uma diretoria específica para a regional Sudeste



A BRF - detentora das marcas Sadia, Qualy e Perdigão - investe em novas ações com o objetivo de manter a liderança, sobretudo da marca Sadia, no Estado. Neste ano, os investimentos nacionais da companhia em marketing aumentaram 50% em relação a 2014. Sem revelar valores, o gerente regional de Vendas, Victor Amaral Kuguimiya, garante que esse é o maior aporte realizado no Estado nesse segmento.

Para se aproximar do mercado mineiro, a companhia criou uma diretoria específica para a regional Sudeste. "Minas Gerais, dentro do Sudeste, representa 35% do negócio da BRF. Entendendo a importância que a marca Sadia tem para o Estado, tomamos a decisão de fazer uma ativação de marca local, com o objetivo de entender melhor a cultura, como o mineiro enxerga a marca e quais são as oportunidades", explicou o gerente ontem em encontro com jornalistas.

Os três grandes pilares serão o Mercado Central de Belo Horizonte, estabelecimentos varejistas e três grandes festivais gastronômicos: Aproxima, Festival Gastronômico de Tiradentes e Festival Fartura. As ações estarão focadas nos frios, como peito de peru; frios especiais, como salame e o presunto de parma; alguns tira-gostos, como frango a passarinho e carne suína.

Kuguimiya ressaltou que, a princípio, a maioria das estratégias será executada em Belo Horizonte, pois o Mercado Central exerce forte influência sobre outras cidades do Estado. A ideia, contudo, é futuramente estabelecer parceria com outros mercados centrais considerados ícones nas regiões Norte, Sul, Zona da Mata, Vale do Aço e Triângulo.

Em Minas Gerais, a BRF emprega mil colaboradores nas áreas comercial e merchandising. A companhia tem três fábricas no Estado, todas elas instaladas em Uberlândia, no Triângulo. Juntas, elas geram 7 mil postos de trabalho. As unidades industriais são responsáveis pela fabricação de carne suína, frango e margarina e podem ser ampliadas, segundo Kuguimiya, caso haja demanda.

Além de abastecerem o Estado, os produtos fabricados em Minas Gerais também chegam a estados do Nordeste, Centro-Oeste e são também exportados, principalmente para o Oriente Médio. A BRF também tem dois centros de distribuição (CDs) no Estado, o que garante a venda direta para praticamente todo o território mineiro. Eles ficam em Uberlândia e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A maior parte dos produtos da marca, 65%, é comercializada para o pequeno varejo, enquanto os outros 35% para grandes redes supermercadistas. A BRF atende 24 mil clientes em 833 municípios mineiros, ou seja, em 98% do Estado. "Todo mundo quer atender às grandes redes, mas ninguém quer ir até aquelas mercearias pequenas do interior. Mas nós estamos chegando lá, apostando que essa estratégia vai gerar frutos no futuro", salientou o gerente.

Os resultados da marca Perdigão, que começou a retornar aos supermercados em 2015 após três anos fora do mercado, surpreendem a companhia, de acordo com a gerente de Marketing de Categoria Sadia, Cláudia Guillen. Contudo, ela pondera que as ações no Estado estarão voltadas para a marca Sadia. "O pilar comercial é forte para as duas marcas e a volta da Perdigão só tem a trazer resultados positivos, representando mais um reforço para empresa", complementou a executiva.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Indústria licencia marcas para ganhar visibilidade no mercado

                    ...

Veja mais
Segmento de vestuário tem cenário desafiador para o segundo semestre

                    ...

Veja mais
Wickbold compra a Seven Boys para disputar liderança do setor

                    ...

Veja mais
Linha modeladora ajuda a sustentar setor de lingerie na crise

Seja para ajudar a esconder uma gordurinha indesejada ou auxiliar no tratamento pós-cirúrgico, o fato &eac...

Veja mais
Delimassa dobra capacidade de produção

Assegurada pelos bons resultados da venda do lanche mais popular do País e que parece ser imune à crise, a...

Veja mais
Alimentos in natura derrubam inflação do atacado

O forte recuo nos preços dos alimentos in natura, de produtos ligados à agropecuária e do min&eacut...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais caem em meio a cenário econômico adverso

SÃO PAULO - As vendas do varejo no Dia dos Pais de 2015 caíram principalmente em função do c...

Veja mais
Sapato brasileiro ganha espaço para enfrentar chinês

                    ...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais têm queda de 5,1%

                    ...

Veja mais