Produtor faz fama com linguiça recheada

Leia em 2min 40s

Invenção é de 20 anos atrás e foi criada para concorrer com hipermercados que chegaram à região na época

Uma questão de sobrevivência foi o que levou o empresário Giovanni Miranda de Oliveira à inovação. Herdeiro de um pequeno negócio de fabricação de linguiça artesanal em Formiga, na região Centro-Oeste do Estado, ele viu a chegada dos hipermercados na cidade, há menos de 20 anos, com produtos industrializados e custos baixos, fazer com que vários produtores fechassem as portas.

Quando sentiu que teria o mesmo destino, Oliveira teve um insight: a criação de um novo tipo de linguiça que tivesse um sabor inédito e que primasse pela qualidade dos ingredientes. Foi aí que surgiu a linguiça recheada. "Antes Formiga tinha cerca de 80 açougues e casas de carne que produziam suas próprias linguiças. Digo que foi Deus que me deu a ideia. Ali as coisas começaram a mudar. O primeiro sabor foi a picante (com carne suína). A partir dela percebi que os clientes queriam outros sabores. Daí surgiu a alho e sal. Hoje são mais de 20 tipos", explica Oliveira.

Entre os sabores alguns são bastante inusitados, como a linguiça de peixe e as de carne suína recheadas com milho verde, palmito, banana ou mandioca, a de fígado bovino acebolado e a de frango com provolone e ervas finas. "Normalmente as linguiças são feitas com aparas de carne. Aqui faço questão de usar apenas carnes nobres. Isso faz com que nosso preço suba, mas é o que faz sucesso junto a um público exigente", avalia o empresário.

Com seis colaboradores, deles, dois filhos, Oliveira comanda uma produção entre 100 quilos e 150 quilos diários, dependendo do tipo de linguiça. Mesmo sem uma rede de representantes ou ponto de venda próprio, os produtos já chegam aos consumidores de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. "As pessoas compram aqui, acondicionamos dentro das normas e elas podem viajar em segurança. Tenho, por exemplo, uma cliente de Brasília que começou comprando dez pacotes de meio quilo de cada tipo. Ela distribuía gratuitamente para as pessoas experimentarem. Hoje ela compra entre 300 e 400 pacotes de cada vez para revender", afirma o empreendedor.

Mesmo com o ritmo de vendas crescente, o empresário mantém os pés no chão. "Somos uma pequena fábrica artesanal e não tenho pretensões de virar uma indústria que fabrica toneladas. Nosso foco é na qualidade, com carnes nobres, sem injeção de água. Tudo feito com o mais alto padrão. Herdei essa exigência de meu pai e hoje tenho orgulho de ser apontado como alguém que faz um bom produto. Posso dizer que o que faço para os meus clientes é o mesmo que dou para os meus filhos comerem".

Todos os anos a Merci Brasília participa do Festival da Linguiça de Formiga, que em 2014 acontecerá em agosto. Na festa, cada entidade beneficente e associação social participante escolhe um fornecedor. No ano passado, apenas em uma barraca foram consumidos e/ou vendidos mais de 600 pacotes. " um prazer ser escolhido pelas entidades e participar do festival.  uma forma de devolver à cidade parte do que conquistamos", completa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Previsão do governo para inflação no ano sobe para 5,6%

O governo subiu a previsão oficial de inflação para este ano, divulgou ontem o Ministério do...

Veja mais
Oferta da JBS Foods terá resistência dos investidores

A Oferta Pública Inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da JBS Foods - unidade de aves, s...

Veja mais
Doze empresas manifestaram interesse pelo Profrig

Secretaria anuncia grupo gestorPelo menos 12 empreendedores já manifestaram interesse em participar do Programa d...

Veja mais
Cadeia da pecuária tem avanço de 0,68%

A cadeia da pecuária apresentou alta de 0,68% em fevereiro de 2014, mantendo o bom desempenho verificado no m&eci...

Veja mais
BRF capta US$ 750 milhões em oferta de bônus e recompra papéis antigos

O terceiro dia de queda no rendimento dos títulos do Tesouro americano e a melhora na perspectiva de crédi...

Veja mais
JBS lucra R$ 120,01 milhões no 1º trimestre

O lucro líquido consolidado de R$ 120,01 milhões reportado pela JBS no primeiro trimestre de 2014 ficou 64...

Veja mais
Arrendamento da Rodopa pela JBS pode ser impugnado

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou "impugnaç&a...

Veja mais
Marfrig reforça foco no mercado externo

Companhia tem foco na Ásia e no Oriente Médio, enquanto busca melhorar resultadosA empresa de alimentos Ma...

Veja mais
Associação pede cuidados com a sanidade de aves e suínos durante a Copa do Mundo

A Copa do Mundo pode representar oportunidades para os setores de aves e suínos do Brasil, mas também risc...

Veja mais