Abras atribui retração ao efeito Páscoa

Leia em 2min 40s

As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a abril deste ano, o faturamento dos supermercados caiu 11,34%. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, as vendas aumentaram 4,54% em relação mesmo período de 2010. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Segundo a Abras, a queda nas vendas de maio em relação a abril era aguardada em decorrência da Páscoa. Este evento, realizado neste ano em abril, é o segundo melhor em vendas para o setor no ano, o que eleva a base de comparação. A entidade destaca que, apesar das medidas de ajuste macroeconômico e da alta dos juros, a massa salarial continua crescendo, o que contribui para o crescimento das vendas no acumulado de 2011.

 

O valor da cesta AbrasMercado, formada por 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GfK, apresentou queda de 0,25% nos preços em maio ante abril, para R$ 299,78. Já na comparação com maio de 2010 o valor da cesta subiu 7,33%.

 

Os produtos com maiores quedas em maio frente a abril foram batata (-4,76%), arroz (-2,96%) e frango congelado (-2,78%). As maiores altas no período ficaram com tomate (+10,76%), extrato de tomate (+4,30) e cerveja (+3,61%). No acumulado do ano, a cesta AbrasMercado acumula queda de 2,37%.

 

Competição - A competição no setor de supermercados seria mantida caso uma possível fusão entre as operações brasileiras do Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar fosse realmente concretizada. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum ’bicho de sete cabeças’". "Há uma concentração (de lojas do Carrefour e Grupo Pão de Açúcar) em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente", afirmou, em entrevista a jornalistas.

 

"Para o consumidor é importante ter competição, e vamos continuar competitivos", afirmou. Honda evitou fazer maiores comentários sobre a possível fusão, mas salientou que, caso a negociação seja concretizada, a entidade prestará esclarecimentos sobre a concentração do setor aos órgãos de defesa da concorrência.

 

Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil, leia-se Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, passou de 40%, em 2009, para 43% no ano passado. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.

 

O aumento na concentração entre os anos de 2009 e 2010 foi impulsionado pela associação do Pão de Açúcar com a Casas Bahia. O dirigente acrescentou ainda que, excluídas as operações de bens duráveis do Pão de Açúcar, com as bandeiras da Casas Bahia e Ponto Frio, a concentração seria ainda menor. (AE)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 4,54% entre janeiro e maio

O presidente da Abras, Sussumu Honda, divulgou na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, em entrevista coletiva, ...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 0,69%

Alta ocorreu em maio, em comparação ao mesmo mês de 2010   As vendas reais do setor supermerc...

Veja mais
Entrevista com Sussumu Honda

"Nosso maior problema é a infra-estrutura, o escoamento da produção, a questão logíst...

Veja mais
Abras realiza pesquisa especial sobre tecnologia da informação no setor

Os supermercadistas participantes terão acesso a documento especial com informações detalhada e con...

Veja mais
Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais