(319)
Última edição
Última Edição
Matéria de Capa
Ponto de Vista
Destaque
Dicionário do Setor
Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Um setor em evolução

 

No decorrer da última década, o setor supermercadista tem passado por uma grande evolução que foi marcada, principalmente, pelo avanço tecnológico. O que tem nos feito repensar a estrutura das nossas lojas e até a maneira como lidamos com os nossos clientes.

 

Além disso, passamos por uma forte crise em 2015 e 2016, com duas consecutivas quedas no PIB, que nos impactou e nos exigiu reinventar nossas atuações e buscar novas alternativas para nos mantermos no mercado.

 

O ano de 2017 foi de muitas expectativas na busca pela tão sonhada retomada do crescimento econômico, o que, infelizmente, não aconteceu como gostaríamos. Mas foi um ano de recuperação, não apenas da estabilidade, mas também da nossa confiança, que andava adormecida.

 

Nesta edição especial da 41ª Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper, estamos trazendo o panorama completo do setor e o desempenho dos supermercados do País no último ano. De acordo com a apuração, elaborada em parceria com a Nielsen, os supermercados brasileiros faturaram R$ 353,2 bilhões, em 2017, um crescimento nominal de 4,3% na comparação com 2016, o que representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

O estudo destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 89,3 mil lojas, 223,7 mil check-outs, e 1,822 milhão de funcionários diretos, ante os 1,802 milhão registrados em 2016, o que significa que os supermercados criaram 20 mil novas vagas de empregos no Brasil.

 

Mesmo sabendo que o setor supermercadista é um dos mais estáveis da economia, não foi tarefa fácil alcançarmos esse resultado e, por isso, nossos números são motivo de comemoração. Mais uma vez, mostramos a nossa força e a nossa contribuição com o desenvolvimento do País.

 

Analisando nossos resultados, sabemos que podemos e queremos fazer melhor. Claro que, para isso, será preciso não apenas muito trabalho, mas, também, informações estratégicas, e é nisso que o Ranking Abras/SuperHiper foca a cada ano. O

Departamento de Economia e Pesquisa da nossa entidade nacional trabalha atentamente e de forma minuciosa para que, a cada edição, possamos aprimorar nosso estudo.

 

Obrigado a todos os respondentes do Ranking Abras 2018 por confiarem no nosso trabalho. Vocês, além de nos fornecerem seus preciosos dados, estão contribuindo com a evolução do setor supermercadista brasileiro.

 

Espero que esta edição possa ajudá-lo em novas ações para melhorar a eficiência dos seus negócios e, como consequência, as suas vendas!

 

João Sanzovo Neto

  

Presidente da ABRAS

 

Atualizado em maio de 2018