(396)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Prêmio Eficiência SuperHiper
Cartilhas Abras
Publicidade Agosto
 
Você está em:

SuperHiper

Meu fornecedor


As principais indústrias à sua DISPOSIÇÃO


SuperHiper Meu Fornecedor chega à sua terceira edição com importantes informações e dados atualizados para facilitar a vida do comprador e do supermercadista no contato com os principais fabricantes do segmento alimentar do País


O Guia Meu Fornecedor traz, pela terceira vez consecutiva, um cenário realista sobre os fabricantes de categorias de alto giro das cestas de alimentos, refrigerados, bebidas, higiene e beleza, limpeza e bazar, que estão de fato na casa dos consumidores, por meio de suas marcas. Instrumento para uso cotidiano de compradores das redes e de supermercadistas em geral, sua utilidade vai muito além da consulta. A partir dos dados levantados pela empresa e parceira neste estudo, Kantar Worldpanel, verificamos o quanto ainda há de oportunidades para que categorias adentrem os lares brasileiros.

Também é nítida a percepção da mudança de comportamento das pessoas neste estudo quando analisadas as categorias, principalmente da mesma cesta de produtos. Ano a ano, constatamos a introdução de mais categorias em suas cestas de consumo e em alguns casos a migração de categorias até maduras e consolidadas para outras que trazem algum diferencial, seja por maior valor agregado, conveniência, etc. Como exemplo, dá para citar o suco concentrado que tem reduzido participação.

Entre 2011 e 2012 perdeu 2,1 pontos percentuais de lares, chegando a 29,8% no total. Já o suco pronto para beber, no mesmo período, registrou 4,2 pontos percentuais de aumento e foi adquirido por 65,4% dos lares.


O detergente em pó para roupas é um dos produtos que estão em quase todos os lares brasileiros, 99,1% para ser mais exata, mas em 2010 estava em 99,3% dos lares. A boa notícia é que a queda é muito leve, indica praticamente estabilidade e vai demorar ainda muito tempo para que a categoria perca tamanha representatividade nos lares e consequentemente nas lojas de supermercados, se perder. Em contrapartida, consumidores agregam outra categoria com a mesma função à sua cesta de compras, tanto que o detergente líquido para roupas vem se destacando à medida que mais empresas investem, e lançam opções. Desde nossa primeira publicação SH Meu Fornecedor — ano base 2010 — essa categoria ampliou a presença nos lares em 15,3 pontos percentuais no acumulado de dois anos e hoje é comprado por 29% da totalidade de residências do País. Sem contar que o gasto médio subiu 24% entre 2011 e 2012.


Enfim, há muitas possibilidades de análises e prospecção para ter o produto ideal nas gôndolas, aquele que o consumidor quer ter em sua casa. Além de todas as informações dos cinco principais fabricantes de mais de 100 categorias, todas as cestas de produtos trazem uma análise do que ocorreu no primeiro semestre e sobre como a indústria está se preparando para o segundo.


ANÁLISES


Apesar de a economia no Brasil dar sinais de perda de fôlego e algumas áreas colocarem o pé no freio, a indústria que está dentro do supermercado — ou melhor, de alimentos, bebidas, limpeza e higiene — parece não ter esmorecido. Ao contrário, maioria cresceu acima do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2012 e caminha para superar o índice novamente, apesar de alguns percalços que estão citados em nossas análises nas aberturas que encabeçam cada listagem dessa edição.


O nosso intuito com esse trabalho é que a parceria entre supermercados e fornecedores seja cada vez mais forte, para driblar qualquer contratempo. Por isso, Kantar e SuperHiper colocam nas mãos dos supermercadistas informações preciosas. Além de saber quantos lares consomem cada produto, destacando que cada ponto percentual representa 440 mil lares (veja metodologia), o Guia SuperHiper Meu Fornecedor apresenta quais são os principais fornecedores das marcas de 107 categorias. 

Vale destacar que para chegar ao resultado de classificação, o estudo elaborado pela Kantar Worldpanel leva em conta a somatória das marcas de cada empresa presentes nos lares, independentemente do canal em que o produto foi adquirido. A colocação de primeiro até o quinto classificado é mostrado no total Brasil e também  regionalmente.


O supermercadista tem o contato das indústrias (razão social/endereço/site/ telefone/suas marcas em cada categoria), literalmente à sua mão, e ainda sabe quais foram as principais movimentações de cada uma dessas empresas durante o último ano, seja investindo em categorias, em campanhas, em aquisições, entre outras ações.


Adquira a 3ª edição "SuperHiper Meu Fornecedor - Guia oficial 2012" através do telefone 11 3838-4545 ou pelo e-mail comercial@abras.com.br