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51ª edição da Convenção ABRAS destaca importância da mudança e da união em prol do setor
 
A 51ª edição da Convenção ABRAS foi realizada de 12 a 14 de setembro no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Conhecida como o maior evento de líderes supermercadistas do Brasil, focado exclusivamente no conhecimento e na reciclagem profissional de empresários do autosserviço, a Convenção trouxe em 2017, o tema Mudanças – Vamos juntos!
 
Durante três dias, os participantes contaram com palestras nacionais e internacionais, painéis e blocos do conhecimento, ministrados por renomados especialistas, além da 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS, que apresentou lançamentos e soluções para o varejo de alimentos.
 
“Todos os anos a Convenção ABRAS oferece um momento único de muito aprendizado, que nos possibilita conhecer as últimas tendências do varejo alimentar nacional e internacional e a entender melhor nosso público-alvo, que está sempre em constante transformação”, declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto
 
Workshop SuperHiper – Perdas e Ganhos
Na manhã do dia 12 de setembro, o Workshop SuperHiper –
Perdas e Ganhos deu início à programação da Convenção ABRAS 2017. Durante o evento, foram apresentados dados globais sobre o impacto das perdas e do desperdício de alimentos para os supermercados, a cadeia de abastecimento e no mundo. As boas práticas e possíveis soluções para prevenir e combater o problema, que traz prejuízos sociais, econômicos e ambientais, também foram tratados.
O workshop debateu ainda a importância da tecnologia, educação e parcerias com fornecedores, como as principais estratégias para evitar prejuízos, e o potencial das culturas organizacionais.
 
Coletiva de imprensa
Na manhã do dia 12/9, aconteceu a coletiva de imprensa da 51ª Convenção ABRAS, que contou com jornalistas de diversas regiões do Brasil. Na oportunidade, foi apresentado o 17º Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar).
 
Na ocasião foi divulgado que os supermercados registraram um índice de 2,10% de perdas em 2016, o que representa R$ 7,11 bilhões do faturamento bruto do setor, um aumento de 0,14 ponto percentual em relação a 2015.
Na coletiva também foi apresentada as alterações do cenário econômico e as expectativas dos consumidores e supermercadistas, de acordo com estudos realizados, com exclusividade para a ABRAS, pelas empresas GfK, GS1 Brasil, Kantar Worldpanel e Nielsen.
 
Solenidade de abertura
A cerimônia de abertura do evento, realizada na noite do dia 12/9, reuniu lideranças empresariais e políticas. O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, anfitrião do evento, ressaltou em seu discurso o tema da Convenção, Mudança – Vamos Juntos!. "Entender o que os nossos clientes esperam de nossas lojas e saber como fidelizá-los são desafios cada vez maiores. É preciso olhar além, mudar a mentalidade, a forma de atuar, e se preparar para o novo consumidor que está chegando. Uma pessoa muito mais conectada e exigente, multicanal, que não se contentará com as mesmas lojas, com as mesmas estratégias de vendas e com as mesmas experiências."
 
Sanzovo também destacou, no evento, uma das principais vitórias do setor em 2017, o reconhecimento da atividade supermercadista como essencial, por decreto assinado no dia 16 de agosto, pelo presidente Michel Temer, e falou também de outras importantes conquistas, resultado do forte trabalho da ABRAS em parceria com a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) e com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE), dentre elas a modernização da legislação trabalhista, com inclusão do trabalho intermitente; terceirização, regulamentação dos meios de pagamento.
 
Participaram da cerimônia o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, representando o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, representando o governador do estado, Geraldo Alckmin, o presidente da Assembleia Legislativa de SP, Cauê Macris, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, Rogério Marinho (PSDB-RN), o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o presidente da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (ABAD), Emerson Destro, e o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), George Pinheiro.
 
Palestrantes internacionais
A 51ª Convenção ABRAS recebeu este ano dois palestrantes internacionais. No dia 13/9, o português Nuno Almeida, head de Negócios de Cafeterias da Sonae MC, trouxe sua experiência e as inovações da varejista líder em Portugal. Em sua apresentação, Almeida falou da superação da empresa na última crise europeia, e das grandes mudanças internas da Sonae, além de trazer formas de melhorar a gestão de trabalho, por meio de soluções móveis.
 
No dia 14/9, Tobias Wasmuht, CEO da empresa holandesa SPAR International, maior organização formada por cooperados de varejo de alimentos do mundo, falou da necessidade de mudanças na forma de atuação, desenvolvimento estratégico, entre outros tópicos. Wasmuht é responsável pela expansão e desenvolvimento estratégico da SPAR. A empresa foi fundada em 1932 com a filosofia de que os atacadistas e revendedores independentes “podem conseguir mais trabalhando juntos”.
 
Palestras Nacionais
Este ano, a Convenção ABRAS trouxe conceituados palestrantes nacionais para debater importantes temas, divididos em blocos do conhecimento e painéis, como Responsabilidade Social, que falou da importância da equidade de gênero, inclusão e diversidade no varejo supermercadista;  Supermercados 2.0 – Quebrando Paradigmas do Setor, que destacou a participação das mulheres no mercado de trabalho e suas influências de compra; Modernização Trabalhista; e Supermercados 2010, mediado pelo presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, que falou de alguns avanços importantes para o setor supermercadista, como a reforma trabalhista, terceirização e o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial, além do cenário econômico brasileiro e mundial e as tendências em curto e médio prazo.
 
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