ABRAS reúne mais de 400 pessoas no Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos

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Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da ABRAS

 

  

Da esq.p/dir. Marcio Milan, José LuizTejon e Carlos Peruzzi 

 

Da eq.p/dir, Gernaldo Gomes, Alessandro Ziebell, Éder Motin

e Carlos Peruzzi 

 

A 7ª edição do Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), reuniu 440 profissionais durante todo o dia desta quarta-feira, no Espaço Infínitto, em São Paulo. O evento é referência na cadeia de abastecimento por promover debates entre diversos especialistas sobre as principais ações preventivas de perdas no autosserviço.

 

Na abertura, o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, ressaltou a relevância do Fórum. “Para a ABRAS é uma honra promover esse evento que é tão importante no combate as perdas e desperdício de alimentos no setor supermercadista, um dos nossos maiores desafios.” Milan também explicou a ausência do presidente João Sanzovo, que estava em viagem de negócios nos EUA.

 

Sanzovo fez questão de gravar um vídeo aos participantes do Fórum, no qual destacou que as perdas são preocupação constante da ABRAS, que, por meio do seu Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, procura disseminar a cultura da área nas empresas. “Independentemente da concorrência entre as redes, os problemas são os mesmos, e as reuniões do nosso comitê vão além de simples discussões, nos possibilitam uma solução conjunta para um problema que prejudica tanto a competitividade do setor. O empreendedor que considera a prevenção de perdas como um departamento estratégico terá melhores resultados em sua empresa”, disse o presidente da ABRAS no vídeo.

 

 

Palestras

 

O evento foi dividido em três blocos de palestras, que foram mediadas pelo professor José Luiz Tejon. Em um de seus comentários no Fórum, Tejon enfatizou a prevenção de perdas como geradora de rentabilidade e fator primordial de sobrevivência das empresas varejistas.

No primeiro bloco ocorreram as apresentações de Pierre Mourgue, diretor-presidente da GrennYellow, Anderson Osawa, head de Auditoria Interna e Prevenção de Perdas da Cinemark, Guilherme Camargo, líder de Desenvolvimento de Novos Negócios da Chemours, e de Sandro Benelli, CEO do Supermercado Veran.

 

A segunda parte do Fórum recebeu Natália Lazzetti, gerente de Inovação da Unilever, Milena Pereira, gerente de Estratégia de Serviços da Bayer, Geraldo Gomes, coordenador de Prevenção de Perdas e Sistema de Gestão da Coop, Alessandro Siebel, gerente de Prevenção de Perdas do Grupo Koch, Eder Motim, gerente de Controle do Condor Supermercados, Carlos Peruzzi, coordenador do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, Alessandra Parisi, executiva de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, Romualdo Teixeira, sócio fundador da RTC Brasil, Roger Becker, especialista em Palete PBR, e Juliano Camargo, fundador da Top Sistemas.

 

No terceiro e último bloco palestraram Ana Miranda, diretora executiva da HB SMR, Giampaolo Buso, CEO da PariPassu, Maria do Rosário, da Escola Nacional de Supermercados da ABRAS, que fez o lançamento do curso on-line de rastreabilidade, Marcos David, pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, Jonatas Bolla, gestor da área de Transformação de Negócios da Leão Alimentos e Bebidas, e  Rodrigo Matias, da Ecori Energia Solar.

 

Ministério da Agricultura

 

Glauco Bertoldo, diretor do DIPOV, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos (MAPA), também foi um dos palestrantes do Fórum da ABRAS, e em sua apresentação falou da ação do governo federal no combate às fraudes nos azeites, com destaque para a Operação ISIS, iniciada em 2017, que analisou 65 marcas, a maioria importadas, na qual 26 empresas foram reprovadas. Dentre a principal fraude estava a mistura de óleo de soja e azeite lampante (que não é destinado ao consumo humano) vendido como extra virgem, rótulo indevido do produto, anunciando em letras bem pequenas quando este não era puro, e até mesmo óleo de soja com corante.

 

O diretor destacou ainda que de 2018 a 2019 já foram realizadas 335 ações fiscais, com 124 autuações por produto falsificado. “Precisamos do apoio dos supermercados para que não comprem azeites de fornecedores sem procedência. E é bom sempre desconfiar dos valores muito abaixo do mercado”.

Dentre as medidas do governo para coibir novas fraudes estão aparelho de infravermelho para detecção rápida da qualidade do produto, maior volume de análises, lista positiva e negativa de produtores, envasadores e importadores de produtos, publicadas no site do MAPA.

 

Homenagem

 

A rede San Supermercados foi homenageada pela participação mais expressiva, em números de inscritos, no Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da ABRAS. O diretor da rede, Fábio Tomio Sato, recebeu a placa simbólica de agradecimento da diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e primeira-dama da entidade, Isabel dos Santos.

 

 

Final

 

Carlos Peruzzi, coordenador do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, fez a última apresentação do dia, com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia da ABRAS, que mostrou que em 2018 as perdas do setor supermercadista somaram R$ 6,7 bilhões, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto (Clique aqui e veja mais).

 

O superintendente da ABRAS, Marcio Milan finalizou o evento enfatizando o objetivo da entidade nacional de buscar informações que possam contribuir com a evolução do setor.

A cobertura completa do Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da ABRAS estará na revista SuperHiper de setembro. Em breve, nesta página, as apresentações dos palestrantes.

 

 

Redação Portal ABRAS

 


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