Programa Servir: setor de supermercados será o primeiro segmento contemplado no projeto-piloto

Leia em 3min

O Programa Servir é um aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC), que servirá para avaliar e identificar os estabelecimentos do setor de Comércio e Serviços no Brasil que se destacarem pela qualidade na prestação dos seus serviços, por meio de metodologia fundamentada nos conceitos de Satisfação, Requisito e Qualidade - e critérios pré-estabelecidos para cada segmento alvo do programa.


Contemplado nos objetivos e medidas alinhados à política industrial, tecnológica e de comércio exterior, previstas na agenda setorial do Bloco 5 (Comércio, Serviços e Serviços Logísticos) do Plano Brasil (PBM), no qual a SCS/MDIC tem a prerrogativa de coordenação, o Servir tem por objetivos valorizar e incentivar os estabelecimentos identificados pela qualidade nos serviços - na busca da excelência no atendimento ao consumidor, além de fornecer informações qualificadas aos cidadãos relativas às boas práticas de atendimento. Em sua primeira etapa de implantação, o sistema Servir será dedicado exclusivamente à avaliação dos serviços prestados pelo setor supermercadista, com a observância dos seguintes requisitos: Acessibilidade; Atendimento; Rapidez; Instalações e Variedade. Visando ao aprimoramento e participação da sociedade no processo, os requisitos de avaliação do Servir foram colocadas em consulta pública, conforme portaria Inmetro Nº 112, de 14/03/2014.


Utilizando o aplicativo Servir, o consumidor credenciado pelo INMETRO poderá avaliar e consultar os estabelecimentos que oferecem os melhores serviços à sociedade, a partir de um conjunto de critérios que poderão ser avaliados em uma escala que vai de E a A, onde E é o menor valor e A, o maior. Os dados gerados pelas avaliações realizadas por meio do aplicativo servirão de base para a criação de um ranking dos estabelecimentos mais bem qualificados, os quais serão divulgados enaltecendo-se as boas práticas e os bons serviços. Além disso, a base de dados do sistema será utilizada pelos partícipes do programa para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação, e as empresas objeto de avaliação poderão ter acesso à integralidade das informações relativas aos seus estabelecimentos para adoção de estratégias voltadas à melhoria de sua gestão.


Nesta etapa inicial estão envolvidos aproximadamente 200 avaliadores, do MDIC e do INMETRO. O próximo passo será a capacitação de consumidores voluntários, que farão um curso via internet para se habilitar na condição de avaliador do programa. Após habilitado, o voluntário será orientado a baixar o aplicativo Servir em seu smartphone e, a partir daí, poderá avaliar cada item, detalhando seus atributos, identificando os estabelecimentos em destaque pela qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.


O Programa Servir se faz necessário diante do crescimento expressivo da massa de consumidores no país, sendo ainda preciso a valorização das relações de consumo, não só pela ótica da proteção do consumidor, como também pela indução do setor produtivo na adoção de medidas que fortaleçam a confiabilidade, qualidade e a segurança nas relações com os consumidores. Nesse contexto, o Sistema Servir, por meio de ações integradas entre SCS/MDIC, INMETRO, demais entidades do setor público e entidades representativas do setor privado de comércio e serviços, buscará de forma inédita identificar, valorizar e disseminar as boas práticas adotadas pelas empresas brasileiras do setor terciário, visando à contínua busca pela excelência no atendimento ao consumidor.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC)

 


Veja também

Sites de e-commerce registram deflação de 1,61% em fevereiro, aponta índice e-Flation do PROVAR/FIA

O índice e-Flation registrou, em fevereiro, deflação de 1,61% nos preços apresentados nos si...

Veja mais
Diageo firma parceria estratégica com a Tata Consultancy Services

Segundo o acordo, a TCS administrará a infraestrutura global de TI da Diageo. O modelo de entrega global int...

Veja mais
Braskem e Finep fazem acordo para pesquisa de embalagem

A petroquímica Braskem e a Agência Brasileira de Inovação (FINEP) firmaram acordo de pesquisa...

Veja mais
Rede de supermercados do sul do país investe em tecnologia para agregar valor aos clientes

Com o objetivo de agilizar o momento de finalizar a compra, diminuindo as filas nos caixas, a Rede Cidade Canç&at...

Veja mais
Seal lança solução de inteligência de imagem para entender comportamento do consumidor nas lojas

A Seal Tecnologia, empresa que há 25 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de auto...

Veja mais
TOTVS lança aplicativo de mobilidade para o Varejo

Pré-Venda Ágil permite que vendedor faça orçamento por meio de smartphone, sem a necessidade...

Veja mais
Com Kindle, Amazon inicia venda on-line de produtos físicos no Brasil

Até então, varejista só vendia bens digitais, como aplicativos e livros. Maior loja on-line do mund...

Veja mais
Empresa Ledluxe reduz contas de luz de redes de supermercado em até 70%

A Ledluxe, empresa gaúcha especializada no setor de iluminação em LED esta realizando um forte trab...

Veja mais
Comércio eletrônico cresce para R$ 28,8 bi

O comércio eletrônico (e-commerce) girou R$ 28,8 bilhões em 2013, alta nominal de 28% na compara&cce...

Veja mais