ABRAS participa, a convite do MMA, de debate sobre Varejo Sustentável, na Semana do Meio Ambiente, no RJ

Leia em 2min 30s

  Varejosustentavel
  "O papel do varejo é muito importante, pois ele é o elo com a sociedade. Todos os dias, por exemplo, cerca de 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o País, por isso, podemos promover ações e responsabilidades compartilhadas com a indústria e com os órgãos do governo para conscientização dos consumidores", afirmou o primeiro vice-presidente da Abras, João Sanzovo
A diretoria da ABRAS, representada pelo primeiro vice-presidente, João Sanzovo Neto, participou nesta quinta-feira (6) de debates sobre varejo sustentável na Semana do Meio Ambiente, evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

No evento, que tem como tema "Vida plena e digna para todos: o desafio da produção e consumo sustentáveis", Sanzovo destacou as parcerias da ABRAS e MMA com foco no Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).

No tema sacolas plásticas, falou sobre a proposta do setor supermercadista apresentada no Grupo de Trabalho Sacolas Plásticas, focadas na conscientização do consumidor e os resultados já alcançados pelo setor para redução do uso de sacolas plásticas (fruto de acordo firmado entre a ABRAS e o MMA em 2011, que tem como meta reduzir o uso de sacolas plásticas em 40% até 2015, com base no consumo de 2010 de 14,95 bilhões).

Outros pontos debatidos foram o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs e outras iniciativas de eficiência energética; a participação do setor supermercadista na implementação da logística reversa - um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a Rastreabilidade da Carne Bovina (acordo de cooperação técnica firmado entre a ABRAS e o Ministério Público Federal- MPF); e a Rastreabilidade e Monitoramento do Agrotóxicos em Alimentos (realizados em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

"O papel do varejo é muito importante, pois ele é o elo com a sociedade. Todos os dias, por exemplo, cerca de 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o País, por isso, podemos promover ações e responsabilidades compartilhadas com a indústria e com os órgãos do governo para conscientização dos consumidores", afirmou Sanzovo.

Nos debates do painel Varejo Sustentável, executivos de grandes redes supermercadistas mostraram iniciativas dos supermercados, como a criação de lojas verdes, processos de retrofit para modernização das lojas para melhor eficiência energética, entre outras ações sustentáveis.

Participaram do painel além do primeiro vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo, a vice-presidente da ABRAS e vice-presidente de Assuntos Corporativos & Sustentabilidade do Walmart Brasil, Daniela de Fiori, o diretor de Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompílio, o diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, o presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Victor Bicca, e a Gerente de Sustentabilidade da Unilever, Ligia Camargo.


Fonte: Redação Portal Abras

 


Veja também

Distribuição de sacolas cai 19,59% no Rio Grande do Sul

Para os supermercadistas, redução é explicada pela campanha de uso consciente do produto junto ao c...

Veja mais
Sustentabilidade é pautada por consumidor

As práticas mais percebidas pelo consumidor têm ditado o caminho dos investimentos das empresas em meio amb...

Veja mais
Alimentos ôrganicos atraem brasileiros

Luxo ôrganico Alimentos ôrganicos atraem brasileiros, apesar do preço altoPequeno e vistoso, o setor...

Veja mais
IMA certifica lavoura sustentável em MG

Projeto do governo incentiva os projetos de produção agrícola que não utilizam agrotó...

Veja mais
Walmart divulga metas de economia e consumo de energia renovável

• Walmart Brasil investirá US$ 34 milhões em equipamentos de alta eficiência energética&...

Veja mais
Semana do Meio Ambiente promovida pelo MMA tem como tema "Vida plena e digna para todos: o desafio da produção e consumo sustentáveis"

Painéis com especialistas destacam das áreas de contratações públicas, construç...

Veja mais
Plástico mais sustentável

Uma das formas de reduzir a poluição causada por embalagens plásticas descartadas de maneira errada...

Veja mais
ASSURN promove 1º Fórum de Produtores e Distribuidores para Supermercados do Rio Grande do Norte

A Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) realiza na tarde desta terça-feira, 2...

Veja mais
Setor de embalagens adota padrão de sustentabilidade

A versão em português do Protocolo Global para Sustentabilidade de Embalagens, referência de sistemas...

Veja mais