Bem Brasil demonstra compromisso com agricultura sustentável e preservação ambiental

Leia em 4min

Líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas do país, a companhia é referência de sustentabilidade para a indústria brasileira

 

O ano de 2023 marca a 50ª comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Essa celebração desempenha um papel crucial na conscientização e engajamento da população e empresas em relação à importância dos processos voltados à sustentabilidade nas organizações.

 

Desde sua fundação, a Bem Brasil – marca líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas no país, com mais de 50% do share nacional – tem como foco principal a atuação socioambiental e a produção sustentável. O compromisso da empresa com a natureza começa antes mesmo de sua principal matéria-prima, as batatas, chegarem às suas fábricas. “Nós trabalhamos em estreita colaboração com os fornecedores a fim de garantir uma produção dentro dos padrões internacionais de sustentabilidade, em conformidade com as regulamentações agrícolas, ambientais e trabalhistas brasileiras”, afirma Dênio Oliveira, presidente da Bem Brasil.

 

Economia Circular

 

O envolvimento direto da marca com seus fornecedores, considerados parceiros de longo prazo, vai além da promoção de práticas sustentáveis em suas fazendas. A Bem Brasil os apoia por meio de iniciativas de economia circular relacionadas à gestão de resíduos. Segundo Isabela Navarro, gerente de Sustentabilidade da empresa, a iniciativa de oferecer fertilizantes naturais, derivados da compostagem de resíduos orgânicos da fábrica, tem grande potencial para a substituição parcial do uso de fertilizantes químicos no campo, preservando o solo e os recursos hídricos locais. “Hoje, a Bem Brasil atingiu o marco de 100% de reaproveitamento dos resíduos de batata. Além disso, também destinamos efluentes líquidos tratados, ricos em nutrientes para o solo das fazendas de nosso parceiro. Por meio da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), os efluentes da unidade de Perdizes possibilitam a fertirrigação de aproximadamente 1.000 hectares de terra pertencentes ao nosso fornecedor”, destaca a profissional.

 

Eficiência energética

 

No âmbito de operações, a empresa está empenhada em promover um consumo de energia racional e eficiente. Como parte desse compromisso, a Bem Brasil adotou práticas sustentáveis de produção e investiu para garantir um futuro em que seu consumo seja suprido por fontes renováveis.

 

Atualmente, cerca de 50% da energia utilizada nos processos da indústria é gerada internamente, por meio do uso de biomassa nas caldeiras. De acordo com Isabela, essa produção permite evitar aproximadamente a emissão de 285.672,24 tCO₂ e, quando relacionadas à utilização de diesel, a ação contribui positivamente para o atendimento de compromissos climáticos. A empresa possui uma média aproximada de 230 Nm³/h de biogás disponível para a geração de energia, proveniente do sistema de tratamento de efluente das lagoas anaeróbicas – sendo este um dos cases de economia circular que favorece a redução de emissões de gases de efeito estufa para atmosfera.

 

“No último ano, a Bem Brasil (unidade de Araxá) conquistou a certificação ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). É uma norma que voluntariamente decidimos implementar e, para isso, dedicamos dois anos de esforços para a criação e implementação de nossa Política Ambiental. Muito além do cumprimento de requisitos legais, nós sempre mantivemos uma equipe dedicada em fortalecer nosso pilar da sustentabilidade”, explica a gerente. A certificação, emitida pela SGS do Brasil Ltda, empresa líder mundial em certificação de sistemas de gestão, atesta que a Bem Brasil adota os processos necessários para o uso eficiente de recursos naturais e redução de desperdícios.

 

Educação Ambiental

 

Somado às ações de preservação, a companhia também atua na educação ambiental, principalmente para a formação de futuras gerações engajadas na proteção do meio ambiente e na promoção de iniciativas sustentáveis. Em parceria com a Fazenda Água Santa, em 2022 a Bem Brasil fundou o projeto Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (NASC). A fazenda – que conta com a sede do núcleo ao lado de uma de suas reservas – já recebeu 1110 visitantes, sendo 840 alunos da região de Perdizes-MG.

 

Com grandes áreas de cerrado preservadas, o local é um exemplo de que a preservação do bioma pode estar aliada com a produção agrícola em larga escala. Durante dois anos de pesquisas, mais de 230 espécies de aves foram documentadas na fazenda e em seus arredores, além de jaguatiricas, lobos-guará, onças-pardas, sucuris, capivaras, queixadas, veados, tatus, raposas, gambás, duas espécies de tamanduás e quatro espécies de primatas.

 

 Redação SuperHiper 


Veja também

Dia do Meio Ambiente reforça a importância da sustentabilidade na indústria alimentícia

A Selmi compartilha experiências de sucesso realizadas no último ano para reduzir o impacto ambiental &nbs...

Veja mais
Embalagens sustentáveis: empresa faz contribuição significativa para o mundo

Com mais de 30 anos de atuação, a Meiwa Embalagens tem, em seu DNA, a busca contínua por excel&ecir...

Veja mais
Unilever antecipa meta de uso de plástico reciclado do Brasil

No fechamento do ano de 2022, a companhia informa que saltou de 21% para 27% no índice de reciclabilidade. A conq...

Veja mais
PepsiCo amplia iniciativas pela Reciclagem de plástico flexível no país

Empresa incentiva a destinação correta de plástico flexível (BOPP) junto aos agentes socioam...

Veja mais
95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade

E 68% consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios para ...

Veja mais
Líder canadense se torna protagonista em ESG

Rede de supermercados Loblaw corta consumo de carbono em 17% com uso de eletricidade de fontes renováveis  ...

Veja mais
Redes avançam em logística “zero carbono”

Walmart e Loblaw reforçam iniciativas sustentáveis em sua cadeia de distribuição   Po...

Veja mais
PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico de embalagens de snacks

Parceria com a eureciclo possibilita novo uso para BOPP pós-consumo, com base em economia circular   A Pep...

Veja mais
Quem são as redes mais sustentáveis dos EUA?

Veja quais são os supermercados que mais se destacam em ações ambientais no mercado americano &nbs...

Veja mais