Desafio Ambev terá 62 empresas mineiras

Leia em 2min 30s

Projeto busca ideias que ajudem a resolver o problema de acesso à água

 



Minas Gerais terá presença de peso no Desafio Ambev, projeto da cervejaria Ambev que convoca estudantes universitários de todo o País a apresentarem projetos inovadores que ajudem a resolver o problema de acesso à água no Brasil. Serão 62 empresas juniores mineiras que vão concorrer, com outras 249 de todo o País, pelo financiamento de R$ 30 mil da Ambev. O desafio faz parte do programa de sustentabilidade da empresa, que, há seis anos, vem desenvolvendo outros projetos relacionados à preservação da água no Brasil.

A gerente de sustentabilidade da Ambev, Carla Crippa, explica que a empresa prioriza o tema água por causa do impacto que ele tem para a sociedade. A preocupação da cervejaria está amparada por números do setor: de acordo com o último levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2013, mais de 35 milhões de brasileiros não tinham acesso à água tratada. “Levamos esse assunto muito a sério na Ambev com ações para dentro dos nossos muros, como redução do consumo de água no processo de fabricação, e para fora da empresa, com projetos de proteção às bacias hidrográficas”, diz.

Ela explica que foi justamente desse esforço que surgiu o Desafio Ambev, que pretende estimular a criação de soluções inovadoras para melhorar o acesso à água. O projeto é desenvolvido em parceria com a Brasil Junior, Confederação Brasileira das Empresas Juniores. Foram selecionadas 311 empresas juniores de universidades e instituições de ensino de todo o País. Elas terão até o dia 3 de julho para apresentar um projeto inovador.

Os três melhores serão apresentados na Conferência Mundial de Empresas Juniores 2016, que este ano será realizada em Florianópolis, entre os dias 20 e 24 de julho. Em agosto, os finalistas visitarão uma região do Brasil afetada pela escassez de água e passarão pela última seleção, que elegerá o melhor projeto. O vencedor receberá um aporte de R$ 30 mil da Ambev e a iniciativa poderá ser executada pela cervejaria.

A gerente afirma que o tema “acesso à água” é muito amplo, de forma a não restringir a criatividade dos estudantes. A única especificação que o desafio traz é que os projetos deverão focar na região do semiárido brasileiro, área que sofre muito com a seca. “Estamos esperando inovações tecnológicas, como aplicativos, mas também ideias diferentes, como equipamentos ou soluções simples que nem precisam de muita estrutura, mas que resolvem problemas”, afirma.

Minas Gerais tem 13 instituições de ensino participantes do desafio, o maior número entre os estados. Para Carla Crippa isso é positivo, já que o Estado também compõe o semiárido brasileiro, que é o foco do desafio. “O mineiro já é conhecido por sua forte relação com o meio ambiente e, no Desafio Ambev, os estudantes do Estado terão a oportunidade de criar uma solução que pode ajudar um conterrâneo. Acho que isso pode gerar uma empatia positiva”, aposta.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Acats promove Exposuper de 21 a 23 de junho em Joinville

A Acats (Associação Catarinense de Supermercados) promove a 29ª Exposuper – Feira de Produtos, ...

Veja mais
Extra estende política de desconto ao hortifrúti

A rede de hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), decidiu estender a política de ...

Veja mais
Supermercado promove cursos beneficentes para apreciadores de vinhos

Com a queda das temperaturas os vinhos mais encorpados, principalmente os tintos, ganham mais espaço na mesa dos ...

Veja mais
Maioria é favorável ao funcionamento dos supermercados aos domingos em Belo Horizonte

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce), entre os dias 18 e 25 de m...

Veja mais
Jaú Serve inaugura mais uma loja em São Carlos

A rede passa a empregar 1.000 funcionários diretos nos 8 supermercados da cidade.   ...

Veja mais
Setor supermercadista segura aumento e investe em promoções

Veículo: Jornal DHoje...

Veja mais
Walmart planeja expansão para todo Brasil após monitorar Amazônia

                    ...

Veja mais
Campanha de namorados da Coop prevê 7% de incremento nas vendas

No período de 3 a 12 de junho, a Coop - Cooperativa de Consumo estará com uma forte campanha voltada para ...

Veja mais
Walmart amplia sistema de monitoramento da carne bovina vendida no Brasil

       Citando vários efeitos danosos do aumento do desmatamento no plan...

Veja mais