Ceia farta para o Natal

Leia em 2min 40s

Celebração em família é mantida, apesar do mau humor econômico

 

 

 

Warley Duarte 

Gestor da Rede Opa

 

Com a chegada do fim do ano e com ele as confraternizações de Natal e réveillon, o setor supermercadista já está preparado para atender às altas demandas características da época. O forte otimismo do segmento varejista espera que o consumidor intensifique as compras nesta época do ano, motivados pelas festividades da data. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados podem esperar um incremento de 14,1% nas vendas de produtos típicos natalinos até este mês. 

 

Após um ano conturbado devido à crise financeira que assola todos os setores da economia, a expectativa de crescimento ainda é positiva para o setor. A expansão de mercado pode ser explicada pelo fato de que nos últimos anos os consumidores fortaleceram o poder de compra e incrementaram a cesta de consumo com ítens de qualidade e essa característica é ainda mais presente no Natal.

 

Mesmo com as mudanças de humor da economia, a população enxerga os produtos típicos da época como consumo essencial para o mês de dezembro, principalmente nas ultimas semanas do mês, período entre o Natal e o réveillon, e, por isso, o setor supermercadista é um dos poucos segmentos neste ano, assim como o comércio, que pode especular um saldo positivo para o final do ano. De acordo com a pesquisa da Abras, alguns produtos comercializados nos supermercados devem alavancar o crescimento das vendas em 2014. A cerveja está no topo da lista, representando 16,8% das vendas, seguida pelo refrigerante (16,2%), frango congelado (13,7%), pernil (12,2%), peixes congelados (11,2%), bacalhau (8,4%) e peixes frescos (6%).

 

Ao mesmo tempo em que o setor espera um saldo positivo para encerrar o ano, outra característica que merece atenção é a mudança que vem ocorrendo no modelo de compras da população, que pode afetar o período natalino. Em época de “vacas magras”, grande parcela dos consumidores opta por produtos mais acessíveis que podem substituir alimentos que sempre estiveram presentes nas ceias dos feriados. O lombo, por exemplo, pode ser uma opção mais acessível para o jantar em vez do tradicional pernil. 

 

Outro fator que deve ser levado em consideração é o perfil familiar que está sendo alterado com o passar dos anos. Antigamente, era comum ver as casas cheias de familiares e amigos para celebrar o Natal e o ano-novo. Mas, atualmente, as famílias estão cada vez mais enxutas e, com isso, modelo de fartura no jantar já não existe mais. 

 

Ele cedeu lugar para ceias menores, mas ainda muito saborosas e com muita diversidade. Por esse motivo, é fundamental que o setor supermercadista invista cada vez mais em estratégias para atender o público e estar sempre maleável para se adaptar frequentemente ao perfil do consumidor, que está em constante mudança, independentemente da época.

 

 

 

Veículo: Estado de Minas


Veja também

O varejo brasileiro e o Dia de Ação de Graças

João Galassi (*)   Há algum tempo, o varejo brasileiro participa de uma ação muito co...

Veja mais
Vendas do setor acumulam alta de 2,16%

    As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 2,16% de janeiro a novembro na compara&c...

Veja mais
Redução de IPI sobre importados pode tirar R$ 20 bi da indústria

        Veículo: Valor Econômico ...

Veja mais
Mercados de Paty do Alferes apostam na venda de aves para atrair clientes

Com a proximidade do Natal, expectativa é que movimento aumente 8%.Preços promocionais também chama...

Veja mais
ABRAS divulga Índice Nacional de Vendas na próxima segunda-feira

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na próxima segunda-feira, 22 de dezembro, ...

Veja mais
Fabricantes investem para panetone virar presente

Para atingir metas de crescimento de 13% a 35% nas vendas, fabricantes e varejistas apostam no panetone não s&oac...

Veja mais
FEC e Sintrasuper defendem empregos e um novo papel para a Ebal

Diante do projeto de lei nº 21.007/2014, que prevê a reforma administrativa do Estado e, entre outras coisas,...

Veja mais
Fernando Yamada participa da comemoração do aniversário do Imperador do Japão

           O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, participou no &uacu...

Veja mais
Primeira reunião da UNECS trata da regulamentação dos arranjos de pagamentos (Lei 12.865, de 9/10 de 2013)

  A primeira reunião da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (U...

Veja mais