Chilena não descarta aquisições no Brasil

Leia em 2min 10s

Apesar do desempenho mais fraco em vendas das marcas do Cencosud no Brasil, o fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo varejista chileno, Horst Paulmann, não descarta a possibilidade de aquisições no país. "Estamos sempre de olhos abertos", declarou durante a convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O empresário considerou, porém, que o foco da empresa neste momento é a reestruturação, dizendo que agora os executivos trabalham para implantar melhorias nas marcas.

Entre as ações de melhoria das operações no Brasil, Paulmann comentou a necessidade de "descentralizar" os processos. "Cada marca para nós é um país distinto", comentou. Mais cedo, ele já havia apontado a necessidade de aumentar a participação de brasileiros na administração da operação local e considerou que é preciso nomear diretores brasileiros para todas as bandeiras do grupo no país.

O Cencosud é a quarta maior rede de supermercados do Brasil, segundo a Abras, e comanda redes como a sergipana G.Barbosa, a mineira Bretas e a fluminense Prezunic. "Na Bretas e na G. Barbosa, duas de nossas marcas no Brasil, nomeamos diretores brasileiros, mas agora falta um para a Prezunic", disse Paulmann durante a convenção.

O empresário descartou que preocupações com a desaceleração da economia brasileira afetem os planos de investimento. "Todo país tem movimentos de alta e baixa na economia, não estou preocupado", comentou. Questionado, ele não quis dizer, porém, se a companhia tem um plano para inauguração de novas lojas este ano.

O Cencosud informou em sua divulgação de resultados que durante o primeiro semestre de 2014 inaugurou apenas uma unidade nova no Brasil, de quase 1,4 mil metros quadrados de área. Confrontado com a tendência apontada por consultores e analistas de migração dos consumidores para novos formatos de loja que não os hipermercados (como lojas de vizinhança), Paulmann afirmou que o grupo "tem muita confiança em hipermercados grandes".

O fundador do Cencosud ainda comentou os resultados de vendas mais fracas da companhia no Brasil. Ao responder sobre por que as marcas da empresa têm crescido menos do que a concorrência, ele citou o tempo de atuação do grupo no país. "O Pão de Açúcar e o Carrefour estão no Brasil há muito mais tempo e nós, somente há seis anos", observou. "Temos redes de pessoas excelentes e o que precisamos é entender o Brasil e trabalhar melhor", afirmou. "Não é fácil entender o Brasil", acrescentou. Questionado sobre a possibilidade de trazer para o Brasil as operações do grupo de lojas de departamento e de materiais de construção, ele disse apenas que "tudo é possível". (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cencosud pode trazer novas redes ao Brasil

O fundador e presidente do grupo Cencosud, Horst Paulmann, não descartou ontem a possibilidade de a empresa traze...

Veja mais
Abras prevê crescimento de 2,5% nas vendas do setor em 2015

Setor supermercadista deve crescer 1,9% ainda este ano A Associação Brasileira de Supermercados (Abras, S...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

O setor de supermercados deve crescer 1,9%, em 2014, de acordo com a previsão da Associação Brasile...

Veja mais
Sistema da Consinco aumenta produtividade em 38%

Eficiência e redução de custos são dois dos principais benefícios capturados pelo Sort...

Veja mais
Associação Brasileira de Automação apresenta ferramentas que facilitam o trabalho de associados na Convenção ABRAS 2014

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta na 48ª Convençã...

Veja mais
ABRAS prevê crescimento de 2,5% nas vendas do setor em 2015

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou hoje, 16, as perspectivas do setor supermercadis...

Veja mais
Setor de supermercados prevê crescimento de 2,5% em 2015

O setor supermercadista prevê crescimento de 1,9% em 2014. De acordo com a Associação Brasileira de ...

Veja mais
Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre, diz Kantar

Os consumidores estão indo às compras  com menos frequência, apontou estudo da Kantar Worldpane...

Veja mais
Ida a supermercado cai no 1º semestre, diz Kantar

Apesar da queda, número de itens comprados em cada viagem de compras aumentou Os consumidores estão indo ...

Veja mais