Supermercadistas latino-americanos criarão metodologia única para medir perdas

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* Giseli Cabrini

 

Anúncio foi feito durante segundo painel de palestras e debates do Workshop ALAS 2014

 

            Os supermercadistas latino-americanos acabam de iniciar ações para a criação de uma metodologia única para a mensuração de perdas em seus estabelecimentos. A medida tem por objetivo facilitar a troca de informações entre os empresários do setor filiados à Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) de forma que esses dados sirvam de benchmarking na questão relacionada à prevenção de perdas.  

 

            O anúncio foi feito ontem, 16 de setembro, no fim do Workshop ALAS 2014. O evento promovido pela ALAS aconteceu em paralelo à 48ª Convenção ABRAS 2014 e reuniu cerca de 250 representantes da diretoria da entidade e de associações internacionais e estaduais de supermercados.

 

            As palestras foram marcadas por um clima descontraído no sentido de compartilhar boas práticas já adotadas por redes brasileiras e experiências de outros países latinos relacionadas à prevenção de perdas.

 

            O gerente de Controller do Condor Super Center, Eder Motin, detalhou os 12 passos que envolvem a área de prevenção de perdas da rede. E destacou os resultados obtidos, desde então. “Implantamos a área de prevenção de perdas no Condor, em 2011. Nessa época, nosso índice era da ordem de 2,14% a 2,15%. No primeiro semestre de 2014, esse patamar ficou em 1,64%, ou seja, alcançamos 0,50% de redução.

 

            Além de também compartilhar a experiência do Supermercado Savegnano e dos resultados obtidos com esse tipo de prática, o gerente comercial da rede, Maurílio Júnior Viana, destacou a importância de manter as ações de prevenção de perdas em constante evolução. “Tivemos uma redução de 30% no nosso índice de perdas desde que iniciamos esse trabalho, há dois anos e meio. Diante de um cenário econômico que prioriza a eficiência mercantil, acirramento da concorrência com a entrada de outros players, novas regras fiscais e trabalhistas e mais canais de compras, a prevenção de perdas é algo estratégico no processo de melhoria contínua da operação supermercadista.”

 

            Na sequência, o membro do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras e executivo do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carlos Rizziolli, reapresentou os dados da 14ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, divulgados em 13 de agosto, durante o 2º Fórum Abras de Prevenção de Perdas. “A quebra deve ser pensada como um negócio. E inserida, dessa forma, em todas as discussões que permeiam o nosso negócio de um modo que as ações para prevenir essas perdas consigam extrair a melhor relação custo/benefício.”     

 

O conteúdo detalhado da pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Nielsen, o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA) e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), também pode ser conferido na edição de setembro, da SuperHiper.

 

            O presidente da Federação Nacional de Comerciantes da Colômbia (FENALCO), Leonardo López, apresentou dados sobre a pesquisa de prevenção de perdas no varejo colombiano. Ele chamou a atenção sobre as chamadas perdas não identificadas que, segundo o executivo, são as que mais geram prejuízos uma vez que esse desconhecimento dificulta o combate a esse tipo de ruptura.

 

            Além de apresentar os dados sobre prevenção de perdas, Fabián Ramos, executivo da ANTAD (associação nacional mexicana que reúne lojas de autosserviço e de departamento), destacou o crescimento da participação de ações ilícitas praticadas por grupos especializados, um fator que tem atrapalhado a coibição desse tipo de prática. Ele também ressaltou o fato de que no e-commerce as perdas também têm avançado, apesar da tecnologia e do uso de ferramentas de segurança.

 

            O gestor do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Marcos Manéa, que ajudou a coordenar os trabalhos do Workshop ALAS 2014, ressaltou que quantificar e monitorar as perdas dentro do supermercado é a chave para minimizar os prejuízos e aumentar os ganhos. E também muito importante para municiar o setor supermercadista no trabalho de articulação junto ao governo para a criação de políticas públicas voltadas à prevenção de perdas. 

 

             O conteúdo completo das palestras do Workshop ALAS 2014 você confere nos sites: www.escolaabras.com.br e www.alasnet.org.

 

 

Giseli Cabrini é jornalista da revista SuperHiper, publicação da ABRAS


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