SNCS: Abras e a ligação entre a produção dos criadores e a compra do consumidor

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Associação Brasileira dos Supermercados é um dos pilares que almeja consolidar a carne suína na mesa dos brasileiros


Luma Bonvino, da redação


Marcio-10-10
Vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan 
A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) teve início no último dia dois e se estende até 16 de outubro. Com o objetivo de elevar em 40% as vendas durante os dias da campanha, a ação moveu entidades representativas de toda cadeia de produção culminando em um amplo mostruário da carne suína em todas as lojas do Grupo Pão de Açúcar no País. Mas, os trabalhados visando o aumento de consumo começaram muito antes.


A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras, São Paulo/SP) com a responsabilidade de capacitar, orientar e levar aos supermercados novidades apostou há sete anos na carne suína. "Representamos uma vitrine para os 25 milhões de brasileiros que visitam diariamente uma das 83 mil lojas de supermercados no País. São nesses espaços que o consumidor toma contato com novos produtos ou novas apresentações dele", ressalta o vice-presidente da Abras, Márcio Milan.


Para começar essa história, em 2006, a Abras assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC, Brasília/DF) objetivando fomentar esse crescimento que, na época, girava em torno de 10 kg per capita anual. "Nesse momento a Abras já se movimentava para quebrar os paradigmas da proteína ao lado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS, Brasília/DF)", conta o executivo da associação que acompanhou todos os processos dentro da instituição.


"O supermercado hoje leva qualidade de vida. A carne suína é uma proteína nutritiva para o consumidor e devemos quebrar paradigmas. Quanto aos ganhos do supermercado, nós mostramos as possibilidades, o consumidor é quem escolhe e aprova".


Até 2008, segundo Milan, foram realizadas nove campanhas pontuais pelo Brasil junto a redes de supermercados, orientando os consumidores, aumentando a área de exposição e os cortes da carne. "A partir de 2008 até 2012 a Abras manteve atualizadas as informações do setor supermercadista sobre os trabalhos e desenvolvimento da carne por meio do órgão oficial de divulgação da entidade, a revista SuperHiper, com tiragem de 39 mil exemplares, dando continuidade aos trabalhos de motivação ao supermercadista junto a promoção da carne suína", explica Milan.


Por fim, em setembro 2012, se deu o start para a consolidação de um movimento efetivamente nacional: "A Abras assinou um protocolo de intenções com a ABCS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) instituindo a Semana Nacional da Carne Suína em outubro de 2013", relembra o vice-presidente os sete anos de trabalho contínuo que fez saltar o consumo da proteína de 12 para 15,6 kg per capita ao ano (ver quadro ao lado).


Segundo Milan, outubro foi selecionado justamente por fazer uma ponte entre os meses de julho e dezembro. "No Brasil há um aumento natural de consumo nos meses mais frios mas, entre eles e o fim do ano - outra época em que as vendas têm crescimento - não havia ação pontual. Por isso, a SNCS se encaixou perfeitamente em outubro".


Agora, com a concretização da SNCS, Milan acredita que os próximos passos devem ser a propagação contínua nos anos seguintes, além da amplitude do leque de opções dos supermercados compondo a campanha.


Durante toda a Semana Nacional da Carne Suína o leitor feed&food confere reportagens exclusivas no portal f&f envolvendo os mais importantes pilares da cadeia produtiva neste novo salto.


Carnes


Fonte: Site Revista Feed & Food

 


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