Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas

Leia em 3min 10s

Encontro trouxe muita produtividade, interação e premiações; discussões reforçaram a importância da performance para o sucesso das empresas

 

Em sua terceira edição, o já consagrado Smart Market ABRAS 2024, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), trouxe durante toda a terça-feira, 9, muita interação, troca de conhecimento e celebrou a alta performance do setor supermercadista em uma área estrategicamente ambientada no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Formou-se naquele momento, um circuito repleto de muitos debates e com pontos de grande relevância para o desempenho do setor que, no ano passado, representou nada mais, nada menos que 9,2% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), segundo dados levantados através do Ranking ABRAS 2024.

E por falar em Ranking ABRAS, na noite anterior, foram apresentados os números alcançados pelo varejo alimentar brasileiro durante o ano de 2023. Um estudo que monitora o desempenho e as principais movimentações das empresas supermercadistas, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a NielsenIQ.

Seguindo a programação do Smart Market ABRAS 2024, a área do centro de exposições foi totalmente ocupada por um grande público interessado em conteúdo de altíssima qualidade. O espaço foi dividido em cinco palcos para a apresentação das comunidades temáticas.

Responsável pela moderação da comunidade Presidência, o presidente da ABRAS, João Galassi, abriu a sequência de apresentações. O CEO do Grupo Koch, José Koch, a presidente do Intercontinental Supermercados, Rosa Cunha e o CEO do Super Nicoli, Patrique Nicolini Manfroi, foram os painelistas convidados.

Galassi fez uma breve exposição sobre como surgiu a ideia do Smart Market ABRAS e enfatizou a importância desse grande encontro. “Neste evento, estamos olhando para o dia a dia das empresas. Falamos de performance”, declarou Galassi.

Em seguida, começaram os painéis simultâneos. Na parte da manhã, tivemos os seguintes painéis: Financeiro, Operações, Marketing, Expansão, Obras e Engenharia. Tivemos também o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA). Na perspectiva do parceiro, tivemos Strategicos Group, Kenvue, GIC, Diageo, Águia Sistemas, R-Dias, Nextop, Qualiseg e DM.

Após o intervalo do almoço, tivemos os painéis simultâneos programados para o período da tarde, nas seguintes áreas funcionais: Tecnologia, Jurídico, Financeiro, Marketing, o Fórum de Eficiência Operacional, que apresentou os resultados da pesquisa de 2022, e em seguida o painel de gestão de Eficiência Operacional. Na perspectiva do parceiro, tivemos Ferrero, GS1 Brasil, DM e Qualiseg.

Quem participou presencialmente, além de poder assistir aos painéis, pode encontrar uma grande estrutura totalmente preparada para a interatividade e troca de conhecimento. Foram montados stands específicos para cada área funcional. O espaço ainda contou com a exposição dos parceiros que tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções e produtos para o público supermercadista que compareceu ao local.

Outro ponto alto do evento foi a participação de Ciro Gomes. O ex-governador fez uma apresentação especialmente preparada para a ABRAS, compartilhando seu profundo conhecimento acadêmico e experiência adquirida em Harvard para debater os motivos da baixa produtividade nas organizações brasileiras em comparação às americanas, europeias e asiáticas, discutir soluções estruturais para o Brasil e propor caminhos para as organizações.

O encerramento foi realizado com uma palestra exclusiva de Tom Edwards, líder de Inteligência Artificial Generativa na EY, uma das maiores auditorias e consultorias do mundo. Ele fez uma apresentação sobre como a IA estar sendo aplicada no varejo e na indústria de produtos de consumo, compartilhando os resultados alcançados e demonstrando o impacto profundo que a era da inteligência artificial causará no setor, nas empresas e no futuro dos negócios.

Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2024 acompanhando os canais de comunicação da SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.


Veja também

Ranking ABRAS 2024: Conheça as maiores empresas do varejo alimentar

Novo estudo da associação, apresenta novos dados e novidades entre os homenageados, reforçando a ca...

Veja mais
Quais são as perspectivas da Inteligência Artificial para o varejo

  Para fechar o Smart Market ABRAS 2024, Tom Edwards comentou que a tecnologia não algo disruptivo, mas alg...

Veja mais
Ciro Gomes fala para plateia lotada no Smart Market ABRAS 2024

Ex-governador debateu os motivos da baixa produtividade nas organizações brasileiras em comparaç&at...

Veja mais
Profissionais do Ano ABRAS 2024: conheça os vencedores

Premiação este ano contou com uma novidade, os vencedores foram apresentados durante o painel de cada comu...

Veja mais
Ranking ABRAS 2024: Conheça os novos números do varejo alimentar brasileiro.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou na noite do dia 08 de abril o tradicional Rankin...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Pessoas trará ótimas discussões sobre o setor

Absenteísmo, volume de atestados médicos de um dia e o alto turnover foram alguns dos temas abordados pelo...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: Não perca a nossa Super Live no dia 03 de Abril

Fique por dentro de tudo que vai rolar no maior evento de alta performance do setor supermercadista brasileiro   ...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Operações é um dos mais aguardados

Foco em processos, como o de formação de preço e definição do mix de produtos foram a...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insighs

Tempo de planejamento e execução de obras e questões ligadas a sustentabilidade, foram alguns dos t...

Veja mais