TCU notifica BNDES para detalhar parceria com JBS

Leia em 2min 30s

O Tribunal de Contas da União (TCU) notificou, na terça-feira, 23, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre o prazo de cinco dias para abrir todos os dados sobre investimentos feitos no frigorífico JBS, que pertence à família Batista.

O banco terá até a próxima segunda-feira, 29, para explicar sua relação com a empresa. Caso contrário, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, poderá ser multado por "reincidência no descumprimento de determinação do tribunal", prevista na Lei 8.443/1992.

O TCU cobra transparência do banco com uma auditoria por supostas irregularidades em injeções de capital por meio de operações que levaram o BNDES a controlar 22,99% das ações globais do JBS.

O JBS não comenta o caso. Em nota, o BNDES afirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que "está analisando o documento (notificação do TCU) e não definiu ainda que posição tomará". O banco, contudo, indica que "vai encaminhar a resposta correspondente (ao pedido de abertura)" sem deixar de observar tanto o prazo do tribunal quanto "limites da legislação em vigor".

O TCU alega dificuldade em acessar informações detalhadas sobre a parceria. Em acórdão da semana passada, o tribunal afirmou que a falta do repasse de informações pelo BNDES sob alegação de quebra de sigilo bancário é uma "obstrução à competência constitucional" de fiscalização do uso do dinheiro público.

O ministro responsável pela auditoria, Augusto Sherman, afirmou no relatório, aprovado por unanimidade no TCU, que o sigilo é válido apenas para o caso de pessoas físicas. A Constituição, segundo ele, preserva a "intimidade dos cidadãos" em questões financeiras.

O BNDES afirmou, em nota ao Broadcast na semana passada, estar protegido pela Lei Complementar 105/2001, que trata do sigilo bancário. O TCU disse que "há considerável demora" no envio de documentos e informações chegam "tarjadas" sob alegação de sigilo.

Sherman adotou como parte de seu voto um parecer da Secretaria de Controle Externo da Administração Indireta do Rio de Janeiro (Secex-RJ), que afirma que o banco prejudica "a apreciação do risco do vultoso investimento da BNDESPar no Grupo JBS, que monta mais de R$ 8 bilhões".

Comissão

A auditoria do TCU na parceria entre BNDES e JBS começou há três meses e deveria ter sido concluída semana passada. Mas faltaram informações sobre transações do banco com a empresa entre 2009 e 2014.

A investigação foi solicitada pela Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) da Câmara, que pediu ao tribunal para também apurar supostas irregularidades na aquisição de debêntures (título de dívida) pelo BNDES. Em 2010, o banco pagou R$ 2,267 bilhões por debêntures.

A CFC já havia requisitado uma investigação nas operações do BNDES no JBS, avaliando repasses do banco para o frigorífico entre 2005 e 2009.

Em 2010, o ministro Raimundo Carreiro arquivou o processo, argumentando que "não foram constatadas evidências de irregularidades e/ou favorecimentos nas operações de financiamento do BNDES". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Bebidas frias não vão ter aumento

O governo não ampliará a cobrança de impostos para cervejas, refrigerantes e demais bebidas frias n...

Veja mais
Setor de bebidas quer definição sobre tributos em 2014

Fabricantes de bebidas frias enfrentam impasse sobre reformulação de impostos Após dois adiamentos...

Veja mais
Decisão sobre e-commerce favorece Rio Grande do Sul

Parecer sobre recolhimento de ICMS beneficia os estados produtores O Rio Grande do Sul deve se beneficiar da decis&atil...

Veja mais
STJ nega à BRF compensação de crédito de PIS e Cofins

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu negar na sessão de terça-feira, 16, p...

Veja mais
Câmara aprova projeto de lei que proíbe revistar clientes

Um projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Vereadores de Cuiabá, prevê a proibição dos...

Veja mais
Uma linha direta para informar riscos a cidadãos das Américas

Sistema de alerta que reunirá 34 países será lançado esta semana em Brasília A ident...

Veja mais
Reajuste nos impostos pode ficar para 2015

O aumento da tributação das bebidas frias, categoria que reúne cerveja, água, isotônic...

Veja mais
Etanol ganha isenção em debêntures

Por Vinícius Pinheiro | De São PauloAs empresas produtoras de etanol poderão captar recursos no mer...

Veja mais
Plataforma facilita queixas dos consumidores

        Serviço é uma alternativa para a solução de confl...

Veja mais