Carga tributária do país é a mais alta entre os Bric

Leia em 2min 30s

Problema maior é a má qualidade do uso dos recursos arrecadados.

 

O Brasil é o país que tem a maior carga tributária entre os Bric (grupo de países de economia emergente, composto por Brasil, Rússia, Índia e China). O total de impostos, tributos e contribuições recolhidos no país é de 34% do Produto Interno Bruto (PIB). Na Rússia a carga é de 23% do PIB, na China é de 20% e na Índia, país cuja estrutura tributária é a mais parecida com a brasileira, o total da arrecadação corresponde a 12,1% do PIB.

 

Os dados fazem parte do levantamento "Carga Tributária no Mundo - Um Comparativo Brasil X Brics", apresentado ontem pelo sócio do escritório de advocacia Machado-Meyer, Daniel Monteiro Peixoto, durante o seminário "Reforma Tributária Possível", realizado na Câmara Americana de Comércio (Amcham).

 

De acordo com Daniel Peixoto, o tamanho da carga tributária no Brasil não representa um problema, mas sim a qualidade do uso dos recursos arrecadados. Ainda assim, de acordo com o estudo, o Brasil leva alguma vantagem sobre seus parceiros dos Bric, tanto do ponto de vista dos avanços dos instrumentos arrecadatórios como na distribuição dos recursos arrecadados. "Hoje, reconhecidamente a aparelhagem de arrecadação do Brasil é bem melhor do que a de outros países", diz Peixoto. No entanto, quando o estudo avalia a simplicidade da estrutura tributária em 183 países, o Brasil consegue ficar em último lugar, bem longe do penúltimo colocado, que é a República dos Camarões, na África.

 

No Brasil, diz o advogado, passam-se dias para o contribuinte conseguir pagar o imposto. A Índia tem baixa capacidade de arrecadação e isso faz com que o país tenha um déficit fiscal da ordem de 10% em relação ao PIB. Enquanto no Brasil, que tem uma população de cerca de 185 milhões de habitantes, o número de contribuintes é de 20 milhões, na Índia, com 1,1 bilhão de habitantes, só 40 milhões contribuem para o Fisco daquele país.

 

Outra grande diferença entre Brasil e Índia aparece nos gastos com assistência previdenciária. No Brasil, os benefícios pagos chegam a 12% do PIB, enquanto na Índia a apenas 0,6%. De comum entre os dois países com maior semelhança na estrutura tributária está a tributação dos serviços. Como no Brasil, afirma Peixoto, na Índia é muito difícil distinguir o que é serviço e o que é produto na hora da tributação e isso é um componente a mais que gera guerra fiscal nos estados dos dois países.

 

"Apesar de o Brasil ter a carga tributária mais elevada entre os Bric, isso não significa que a estrutura seja pior. Mas também não é reflexo de crescimento, já que a Índia tem uma carga tributária menor e também tem apresentado taxas expressivas de crescimento", reitera Daniel Peixoto. (AE) Mais informações na pág. 28

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Código, Ipem-SP e as agências reguladoras

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 20 anos de publicação em 2010, preconiza o re...

Veja mais
Discriminação afeta 56% dos clientes

Pesquisa divulgada ontem pelo Procon-SP revelou que 56% dos entrevistados já presenciaram ou foram vítimas...

Veja mais
Diferencial de ICMS entra no crédito de PIS e Cofins

A Receita Federal da 10ª Região Fiscal (Porto Alegre) publicou uma solução de consulta que per...

Veja mais
Procon decide fechar por 12 horas supermercados com produtos vencidos

11 estabelecimentos também foram multados e têm 15 dias para entrar com recurso contra medida   Em d...

Veja mais
Código de Defesa do Consumidor

Em tempos de comemoração do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, lei que se tornou...

Veja mais
Brasil é líder em processos antidumping

Desde o início de 2009, empresas brasileiras solicitaram 94 investigações para saber se produtos ch...

Veja mais
Receita deve regular mudança de regime tributário

A Receita Federal espera concluir ainda este ano o percentual referente à oscilação cambial a parti...

Veja mais
Brasil lidera abertura de processos comerciais

Segundo relatório da OMC, ONU e OCDE, País abriu 1 de cada 4 processos antidumping   O Brasil lider...

Veja mais
Empresas buscam proteção para concorrência no STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem sido o foro de muitas empresas no que diz respeito a concorrência....

Veja mais