Índice de devoluções de cheques aumenta em setembro

Leia em 2min 50s

Percentual atingiu 2,19% no mês passado, conforme levantamento feito pelo Serasa Experian


O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos do total de emissões atingiu 2,19% em setembro, segundo maior nível para o nono mês do ano da série histórica iniciada em 1991, informou ontem o Serasa Experian. Em agosto, o nível estava em 2,18%. Já em setembro do ano passado, o índice de devoluções sobre emissões havia ficado em 2,21%.
Em setembro, em números absolutos, foram compensados 48.023.107 cheques e 1.050.504 foram devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos. No acumulado do ano, o percentual também bateu recorde na série histórica, com 2,34% de cheques devolvidos por falta de fundos, contra 2,21% no mesmo período de 2015.

Na divisão por regiões, o Nordeste ficou na liderança das devoluções de cheques (4,57%), seguido da Norte (4,42%), Centro-Oeste (3,08%), Sul (2,03%). Entre os estados, o mais inadimplente foi o Amapá (17,02%) e o menor porcentual ficou com São Paulo (1,78%).
Sudeste - Na Região Sudeste, a devolução de cheques em setembro foi de 1,80% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 1,79% registrada em agosto. Em setembro do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na região havia sido de 1,74% do total de cheques compensados.

No Espírito Santo, a devolução de cheques atingiu 2,34% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 2,32% registrada no mês imediatamente anterior. Em setembro de 2015, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no estado havia sido de 2,31% do total de cheques compensados.
De acordo com a Serasa, em Minas Gerais, a devolução de cheques no mês passado atingiu 1,94% do total de cheques compensados, índice idêntico ao registrado em agosto. No mesmo período do exercício passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos somou 2%.

No Rio de Janeiro, a devolução de cheques em setembro atingiu 1,88% do total de cheques compensados, menor que a devolução registrada no mês anterior (2,01%). Em setembro do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Rio de Janeiro havia sido de 1,79% do total de cheques compensados.
Em São Paulo, a devolução de cheques alcançou 1,69% do total de cheques compensados em setembro, ante 1,66% em agosto. Em setembro do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos em São Paulo somou 1,60% do total.

O patamar elevado de inadimplência, segundo afirmam os economistas da Serasa Experian em nota, se deve aos “impactos do desemprego e da inflação sobre o poder de compra”.
Acumulado – Conforme divulgado recentemente pela Boa Vista SCPC, o número de cheques sem fundos - devolvidos por falta de recursos em conta corrente - em relação ao total de cheques movimentados atingiu 2,28% de janeiro a setembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. É o pior resultado nesse tipo de comparação desde o início da série histórica, em 2006.

Ainda assim, o número de cheques sem fundo recuou 8,5% em relação a setembro de 2015. Os cheques devolvidos de consumidores diminuíram 9,7% no período, enquanto os de empresas tiveram um recuo de 5,6%. Mas o total de cheques também caiu: 13,6%.

Fonte: Jornal Diáro do Comércio de Minas


Veja também

Com produção menor e demanda alta, preço doméstico da laranja avança

A queda de produtividade e a produção esperada em 249 milhões de caixas na safra, 50 milhões...

Veja mais
Genéricos avançam e já são 28% das vendas nas farmácias independentes

Os remédios dessa categoria romperam a barreira da desconfiança do consumidor e ganharam impulsão c...

Veja mais
Mesmo com preços altos, quebra no milho em Mato Grosso derruba valor da produção em R$ 1 bi

Os preços da saca de 60 quilos de milho na casa dos R$ 35 no primeiro semestre de 2016 não serão su...

Veja mais
Maior demanda impulsiona cotações da mandioca

Os preços da mandioca seguiram em alta na última semana. Fecularias, que continuam se abastecendo em regi&...

Veja mais
Governo não irá taxar exportações agrícolas para cobrir rombo na previdência, diz fonte

O governo brasileiro não vai acabar com isenção da contribuição previdenciária...

Veja mais
Semestre começa com mercado de trabalho positivo na Região Nordeste

Contudo, na Paraíba e em Pernambuco, por exemplo, foram fatores sazonais que geraram saldo líquido de mais...

Veja mais
Brasil e Argentina negociam troca de dados tributários

São Paulo - A Receita Federal informou ontem que o secretário do fisco, Jorge Rachid, e o administrador fe...

Veja mais
Redes associativistas crescem mais que a média do segmento

São Paulo - Apoiado em compra conjunta e união na hora de negociar com fornecedores, as redes associativis...

Veja mais
Liberação do Plano Safra está mais lenta que no ano passado

O ritmo de contratações está abaixo do mesmo período do ano passado, quando os desembolsos h...

Veja mais