Alemães afirmam que querem ampliar investimentos no Brasil

Leia em 2min 40s

O 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre em Weimar, sacramentou ontem um consenso pelo menos na mente de gaúchos que estão na missão à Europa, com governo, entidades empresariais e empresários. "Os alemães parecem mais motivados a investir no Brasil do que os próprios brasileiros", constatou o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Heitor José Müller.

O governo estadual reforça o moral nacional e principalmente o regional, mesmo que a conjuntura não seja a mais ideal, salientou o governador José Ivo Sartori (PMDB), que ontem recebeu o certificado de ‘partner’ (sócio) do Medical Valley, localizado na Bavária, sul da Alemanha. Além do Rio Grande do Sul, o polo universitário e de pesquisa e tecnologia de Boston e Hong Kong, na China, são os outros dois integrantes do projeto. Investimento em pesquisa para área capitaneada pela Siemens Healthineers marca a largada do cluster de saúde gaúcho. 

O secretário de Estado do Ministério Federal para Economia e Energia da Alemaha, Uwe Beckmeyer, falou na abertura do encontro organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Fiergs, com mais de 500 participantes, e admitiu que a situação econômica brasileira ainda é difícil, mas projetou que os aportes de empresas alemãs podem crescer mais no País no ano que vem. "Brasil e Alemanha são parceiros no mesmo nível", definiu Beckmeyer, citando que os investimentos do seu país somam US$ 19 bilhões, além de responder por 70% da economia da América Latina.

"O Brasil é sinônimo de potencial que tem de ser compensado no futuro. O interesse alemão continua grande." Os alemães que falaram na abertura defenderam um acordo bilateral entre o Mercosul e a União Europeia e menos barreiras no fluxo comercial. Em 2015, 4,3% da corrente de comércio (exportações e importações) do Brasil foi com a Alemanha. Müller comemorou que o governo da Turíngia, estado onde fica Weimar, sede do encontro, informou que pretende enviar um grupo de empresas ao Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2017, antes da edição do evento que será em novembro do mesmo ano. "Eles querem começar o relacionamento. Estão ávidos para investir", pontuou o presidente da Fiergs, depois de ser reunir, ao lado de Sartori e outros membros da comitiva, com o ministro da Economia, Ciência e Sociedade Digital do estado alemão, Wolfgang Tiefensee.

Entre os potenciais, estão convênios e intercâmbios com escolas técnicas profissionais com a rede do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Novas estruturas para desenvolver a formação voltada à chamada indústria 4.0, com alto nível de aplicação de tecnologia da informação, estão previstas no Estado.

Em Weimar, o governo gaúcho promoveu rodadas de atração de projetos com representantes das empresas Air Liquide e Copelmi Mineração, em carvão, e com o secretário do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha para assuntos da América Latina e Caribe, Dieter Lamlé, com quem o governador busca ações para cooperação. Um dos eventos será seminários com startups alemãs e gaúchas no próximo ano, segundo o secretário de Desenvolvimento do Estado, Fábio Branco. Também há tratativas para atrair investimentos e parcerias com o estado da Saxônia.

Fonte: Jornal do Comércio de Porto Alegre 


Veja também

Contratação de temporários deve cair para o menor nível desde 2006

São Paulo - O Natal deste ano deve gerar a contratação de 101 mil empregados temporários em ...

Veja mais
Lojista on-line deve correr para acolher 27 mi de novos clientes

Vendas. A crise, que travou aportes das varejistas, precisa ser deixada para trás e as redes devem, mais do que n...

Veja mais
Alta no preço do leite chega a mais de 30% no ano de 2016 em Belém

Balanço é referente aos primeiros nove meses de 2016.Inflação estimada para o mesmo per&iacu...

Veja mais
Com crise, rotatividade de empregado fica menor no Paraná

Estudo da Associação Brasileira de Recursos Humanos mostra que o paranaense valorizou mais seu emprego Pr...

Veja mais
Mais de 90% da população do Brasil viverá em cidades em 2030

Mais de 90% da população brasileira viverá em cidades no ano de 2030, segundo previsão divul...

Veja mais
Inflação pelo IPC-S tem recuo na 2ª semana de outubro, diz FGV

Variação foi de 0,14%, contra 0,19% na primeira semana do mês.Maior contribuição parti...

Veja mais
UE e Mercosul liberam reuniões ‘por fora’

Objetivo da medida é tentar agilizar as negociações permitindo que países negociem bilateral...

Veja mais
Temer diz a empresários dos BRICS que Brasil tem estabilidade política e segurança jurídica

Durante reunião de líderes dos BRICS, Temer fez um alerta de que os desafios à paz global clamam po...

Veja mais
Déficit previdenciário dos estados pode crescer 57% até 2020

Sem mudança de regras, rombo pode chegar a R$ 101 bilhões  Os estados pediram ao governo federal par...

Veja mais