Consumidor de BH está menos endividado

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O consumidor de Belo Horizonte está acertando suas contas. Pelo terceiro mês consecutivo, o índice de endividamento na cidade, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) com base em pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou queda. Em setembro, atingiu 32,9% da população. Em agosto, estava em 33,4%. Em julho, 35,3%. E em julho, alcançou 38,4%.

Em relação ao mês anterior ao estudo, o número de pessoas com contas em atraso também recuou, passando de 13,1% para 10,8%. O indicador de inadimplência, que avalia quem não terá condições de pagar os compromissos assumidos, foi de 4,7%, em agosto, para 3,4%, em setembro. As famílias com renda mensal de até 10 salários mínimos são as que têm mais dívidas (35,1%). Nos demais casos, esse índice é de 19,2%. A principal pendência continua sendo com o cartão de crédito. Em setembro, 82,1% dos entrevistados se comprometeram com essa modalidade, seguida por financiamento de casa (9,5%), crédito pessoal (7,9%), financiamento de carro (6,1%) e cheque especial (5,4%).

“É preciso muita atenção, porque, hoje, muitos consumidores utilizam o cartão para as despesas do dia a dia. No entanto, os juros mensais para quem entra no rotativo (atrasa o pagamento ou paga somente o valor mínimo) são os mais altos do mercado, atualmente cerca de 15,6%”, avisa o economista da Fecomércio MG Guilherme Almeida.

O alerta é válido principalmente para mais de um terço (32,8%) dos endividados, que estão com os débitos em atraso. Além disso, de acordo com o estudo, as dívidas comprometem mais de 10% da renda familiar em 63,4% dos casos, sendo que 17,3% envolvem mais de 50%. Tal situação acaba dificultando o pagamento também das contas corriqueiras, como água, energia elétrica e telefone.

Na análise de Almeida, os aspectos conjunturais ainda estão desfavoráveis ao equilíbrio do orçamento das famílias, a exemplo do desemprego elevado, altas taxas de juros e achatamento da renda. Para reduzir o volume de dívidas e conseguir honrar os compromissos, as pessoas são obrigadas a se organizar melhor. “Em 2014, havia estímulos para o endividamento crescente. Quando a crise estourou, isso foi ainda mais grave. Atualmente, de uma maneira geral, as famílias estão reduzindo o consumo e adquirindo menos financiamentos para tentar manter as contas em dia”, reforça o economista da Fecomércio MG.


Intenção em alta

Em setembro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de BH passou de 64,4 pontos para 66,2, ficando ainda abaixo dos 100, o limite para a indicação de otimismo. “O resultado está muito ligado a aspectos de consumo, como o endividamento e acesso ao crédito”, explica o economista da Fecomércio MG Guilherme Almeida. O indicador de emprego atual chegou aos 104,8 pontos, porém 55,6% dos profissionais não acreditam em ascensão na carreira. E o índice de perspectiva de consumo ficou com 39 pontos – mais de 64% dos entrevistados afirmam que estão comprando menos, na comparação com o ano passado.




Veículo: Estado de Minas


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