Importação de alimentos prejudica África

Leia em 3min

A África gasta anualmente 35 mil milhões de dólares para importar alimentos que, se fossem produzidos no continente, podiam criar vários postos de trabalho na agricultura.

O pensamento foi exteriorizado pelo presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Kanayo Nwanze, quando discursava na sexta conferência internacional sobre o desenvolvimento africano, que terminou ontem em Nairobi, capital do Quénia.

Kanayo Nwanze apresentou no evento uma mensagem destinada a todos os líderes africanos, onde considera que as oportunidades para a prosperidade no continente são enormes, mas, na sua opinião, os investimentos precisam de ser redireccionados para o sector agrícola.

O continente africano tem 25 por cento das terras aráveis do planeta. A África gera apenas 10 por cento da produção agrícola mundial. Para o responsável do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, os líderes africanos estão a falhar com a população por causa dos investimentos débeis na agricultura e infra-estruturas e pela falta de política de apoio ao sector.

A conferência é organizada anualmente pelo Japão, com o objectivo de promover o diálogo entre os líderes africanos e os seus parceiros. Pela primeira vez, a reunião é realizada no continente africano.

Aumento do desemprego

O continente africano é a segunda região do Mundo que mais rapidamente cresce. Mesmo assim, mais de 300 milhões de africanos vivem abaixo da linha da pobreza, a maioria em áreas rurais. As taxas de desemprego chegam aos 40 por cento.

Para Kanayo Nwanze, o crescimento económico em África não está a ser traduzido em combate à pobreza, além de que os africanos precisam de oportunidades e não de ajudas. O Japão é um membro fundador do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, cujo objectivo está concentrado no combate à pobreza, no aumento da segurança alimentar, na melhoria da nutrição e no fortalecimento da sustentabilidade.

Agricultura orgânica

Produtores e comerciantes de produtos orgânicos em África estão a sofrer com a falta de financiamento, revela a Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento CNUCED).

Em 16 países, 23 por cento dos agricultores e exportadores acreditam que o acesso ao crédito ficou mais restrito nos últimos cinco anos e, para 64 por cento, a situação não melhora.  Na África Oriental, as exportações de produtos orgânicos passaram de 4,6 milhões de dólares em 2003 para 35 milhões em 2010. As colheitas em países como o Burundi, Quénia, Ruanda, Uganda e Tanzânia aumentaram.

Um relatório da Conferência para o Comércio e Desenvolvimento indica que são necessários investimentos para que os agricultores possam certificar os seus produtos como orgânicos, organizarem-se em grupos de produção e investir em marketing e na compra de equipamentos.

A agência especializada da ONU revela que o financiamento para o sector agrícola em África tem sido mais baixo nos últimos anos. A variação do preço relativo dos produtos também é muito ampla. No caso dos produtos orgânicos, a diferença de preço pode ser entre 10 por cento e 100 por cento maior do que a dos alimentos convencionais. A CNUCED constata que as exportações de café e de cacau orgânicos são as que mais  beneficiam do financiamento em África, mas existe um enorme potencial de exportação de colheitas orgânicas de ananás, manga, banana e até de batata.

A falta de garantias de crédito e a capacidade insuficiente dos bancos de integrar os detalhes da agricultura orgânica nos seus planos de financiamento são obstáculos para agricultores e exportadores africanos.

Diante da situação, a CNUCED defende fortemente um esforço coordenado para melhorar a recolha de dados entre valores domésticos e internacionais de produtos orgânicos africanos, para que um melhor plano de negócios possa ser criado no continente africano.

Fonte: Jornal de Angola


Veja também

Compra de alimentos da agricultura familiar movimenta R$ 32,7 milhões em 2016

O governo federal investiu R$ 32,7 milhões, neste ano, na compra de alimentos produzidos por agricultores familia...

Veja mais
Governo quer reajustar benefício social somente pela inflação

BRASÍLIA - O governo pretende mexer na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) para desvincular o b...

Veja mais
Preço do feijão carioca sofre variação em mais de 100% em Mato Grosso

O Procon Estadual realizou, nos dias 22 e 23 de agosto, monitoramento de preços dos produtos “Arroz, Feij&a...

Veja mais
Cotações do ovo continuam em baixa com demanda reduzida

Os preços dos ovos continuam caindo nesta semana, ainda influenciados pela menor demanda. Nem mesmo os descartes ...

Veja mais
Safra de trigo francês apresenta alta proteína e baixa densidade, diz France AgriMer

PARIS (Reuters) - A safra do trigo da França, principal produtor da União Europeia, apresentava qualidade ...

Veja mais
Governo estuda propostas trabalhistas

São Paulo - O governo federal deve enviar ao Congresso Nacional, em dezembro, uma proposta de atualizaç&at...

Veja mais
Ovos brancos e vermelhos sofrem novos retrocessos

Pelo sexto dia consecutivo de negócios, os ovos – brancos e vermelhos – sofreram queda nos preç...

Veja mais
Índice de preços de gastos com consumo avança 2,0% no 2º trimestre nos EUA

O índice de preços dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou 2,0% no segundo t...

Veja mais
Brasil fecha 94 mil vagas de trabalho com carteira em julho

Ministro afirma que reforma trabalhista não mudará jornada, férias nem FGTS -BRASÍLIA E RIO...

Veja mais