Móveis e vestuário são únicos 'no azul', diz IBGE

Leia em 3min

Dentre 13 grupos de diversos setores do comércio, 11 tiveram queda em abril frente a igual mês de 2015



O setor de móveis, com alta de 5,4%, e o de tecidos, vestuário e calçados, com avanço de 2,1%, foram os únicos segmentos no Ceará com variação mensal (comparativo entre abril deste ano e igual mês de 2015) positiva na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O levantamento foi divulgado ontem (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As altas, que não são suficientes para reverter o quadro do comércio no Estado, vão contra o movimento geral das vendas do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e materiais de construção. A atividade recuou 11,3% no Ceará em abril ante igual mês do ano anterior e, entre janeiro e abril deste ano, o varejo ampliado do Estado registra queda de 11,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, a retração é de 10,9%.

Enquanto as altas ficaram por conta dos móveis e dos tecidos, vestuário e calçados, as maiores quedas nas vendas foram nos materiais de construção, que se retraíram 33,4% no mês; eletrodomésticos (-24,5%); veículos, motocicletas, partes e peças (-19,9%) e papelaria (-17,6%). Dos 13 grupos, 11 tiveram variações mensais negativas.

De acordo com Cid Alves, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Ceará (Sindilojas), não é de se surpreender que tais setores no Ceará apresentem dados positivos. "Quando o mercado está consumindo no varejo, nós vendemos nos outros setores, mas quando não está consumindo, móveis, calçados e vestuário se destacam", explica.

Ele justifica que isso acontece porque o Ceará é um polo produtor nos três segmentos. "Os preços desses produtos aqui no nosso Estado são muito atrativos, então quando há essa variação, extraindo os picos, o que existe é uma constância", acrescenta.

Receita nominal

Levando em consideração o varejo ampliado, a receita nominal do setor no Estado recuou 1% em abril, em comparação com igual mês do ano passado. Em 2016, a variação acumulada é de 1,5%. Já em 12 meses, a queda é de 2,8%. A maior variação mensal de receita nominal no Estado foi no segmento de hipermercados e supermercados, com avanço de 12,5%. No grupo geral, que abrange hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve crescimento de 11,6%. Outras variações positivas ficaram com combustíveis e lubrificantes (11,4%); artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (10,3%); tecidos, vestuário e calçados (6,5%) e móveis (6,1%).

Para Cid Alves, no período ao qual se refere a pesquisa, "o otimismo ainda não estava instalado no seio dos consumidores". Segundo ele, ainda haviam muitas notícias negativas acerca da economia nacional e local e, com a confiança abalada, os consumidores não estavam indo as compras. "O que nós observamos nesse período foi o poder aquisitivo em queda", conclui.

Brasil

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, no varejo ampliado do País, as vendas caíram 1,4% em abril, ante março, na série com ajuste sazonal. Na comparação com abril de 2015, sem ajuste, houve baixa de 9,1%. Até abril deste ano, as vendas acumulam queda de 9,3% no ano e recuo de 9,7% em 12 meses.

No cenário nacional, os destaques positivos foram nos setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que passou de -1,4% em março para 1% em abril; outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,9% para 2,8%) e tecidos, vestuário e calçados (de -4,7% para 3,7%).

A receita nominal do varejo ampliado caiu 0,4% em abril ante igual mês de 2015. No acumulado do ano, a retração foi de 0,6%, enquanto no apanhado dos últimos 12 meses, o resultado foi de -2%.

 

dsa

Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Setor de eletrodomésticos vê volta de demanda só em 2018

Linha Branca. Os níveis de produção de três anos atrás, quando o fácil acesso a...

Veja mais
Aquecedores somem das prateleiras na região

A queda brusca de temperatura no Grande ABC provocou corrida dos consumidores aos estabelecimentos comerciais em busca d...

Veja mais
Inflação não altera preço do milho da Ceasa este ano.

As comidas juninas serão mais doces para os pernambucanos este ano. Isto porque a mão de milho no Centro d...

Veja mais
Piracanjuba apresenta lançamentos na SUPERBAHIA 2016

Destaque para o leite aromatizado UHT Pirakids School e para a ampliação da linha zero lactose   A ...

Veja mais
Veja 10 direitos dos trabalhadores em caso de demissão

Saldo do salário deve ser pago para demitidos com ou sem justa causa.13º salário deve ser pago na pro...

Veja mais
Vendas no varejo aumentarm mais que o previsto nos EUA

As vendas a varejo nos Estados Unidos continuaram aumentando em maio, levemente acima do esperado pelos analistas, segun...

Veja mais
Marcas próprias alcançam 31,9 milhões de lares brasileiros

A marca própria (MP), caracterizada por produtos vendidos exclusivamente pela organização que det&e...

Veja mais
Donas de casa com mais de 50 anos saem mais para comprar

Os domicílios brasileiros com um ou dois adultos com donas de casa com mais de 50 anos (17%) fazem 83 visitas aos...

Veja mais
Crise e vida saudável mudam o comportamento dos consumidores nos supermercados, diz pesquisa

Veja as dicas para economizar mais e confira o que mudou no perfil do consumidor   A inflação no pre...

Veja mais