Movimento do varejo encolhe 5% em abril, revela a Boa Vista

Leia em 2min

O movimento do comércio varejista caiu 5,0% em abril, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio/15 até abril/16 contra os 12 meses antecedentes), de acordo com dados da Boa Vista SCPC.

Já na comparação mensal dos dados com ajuste sazonal, abril apresentou queda de 0,4% frente a março. Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, a queda observada foi de 5,2%.

"O resultado marca novo recorde negativo na série histórica dos valores acumulados em 12 meses, do indicador, iniciado em 2010", explicou a Boa Vista em nota.

Para a consultoria, abril intensificou a tendência de queda mostrada pelo varejo desde julho de 2015, quando entrou em território negativo. "Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado podem ainda serem considerados como os principais condicionantes deste cenário", completava o estudo.

Agora, a previsão é as vendas do varejo para o ano continuem negativas, marcando outro ano consecutivo de desempenho negativo.

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de "móveis e eletrodomésticos" apresentou queda de 2,3% entre março e abril, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -7,9%. A categoria de "tecidos, vestuários e calçados" caiu 0,6% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 5,7%.

A atividade verificada do setor de "supermercados, alimentos e bebidas" subiu 1,1% no mês, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 4,3%.

Por fim, o segmento de "combustíveis e lubrificantes" apresentou queda de 0,2% no mês - considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 4,4%.

Outros indicadores


De acordo Índice SEED de Varejo, levantamento realizado pela Seed Digital, empresa de inteligência para o varejo físico, o fluxo de visitantes no varejo apresentou ligeira queda de 1,8% no mês de abril, em comparação ao mês anterior.

A queda, segundo o levantamento, foi ocasionada principalmente pelo menor movimento nas varejistas de rua, que apresentou uma variação negativa de 6,4%. Já as lojas que operam dentro de shoppings tiveram alta de 0,09% no fluxo de pessoas, também se comparado a março.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Produção de café deve crescer 27,8% em MG

A produção de café em Minas Gerais foi estimada em 28,49 milhões de sacas na safra 2016, inc...

Veja mais
Jovens estão entre os mais inadimplentes

Levantamento feito pela Serasa Experian aponta que 9,4 milhões de jovens (de 18 a 25 anos) estão com d&iac...

Veja mais
Giro no varejo

Pesquisa do Conecta aponta que 43% dos internautas brasileiros que compram pela internet preferem fazer suas compras no ...

Veja mais
Comércio eletrônico desponta como alternativa ao desemprego no Brasil

Abrir uma loja virtual emerge como alternativa aos brasileiros que perderam o emprego ou buscam renda extra. Apesar de t...

Veja mais
E-commerce pode crescer 11% ao ano até 2019 no Brasil, diz estudo

                          Expe...

Veja mais
Mais consumidores conseguem quitar dívidas

                    ...

Veja mais
Tomate e cenoura registram queda dos preços no atacado em abril

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento mais representa...

Veja mais
Consumidor dribla crise substituindo marca do produto

                    ...

Veja mais
Colheita de arroz no Rio Grande do Sul está praticamente finalizada

De acordo com o último relatório do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a colheita 2015/2016 no estad...

Veja mais