Supermercados menores e clientes que planejam compras

Leia em 1min

A bolha de consumo estourou. Até os supermercados estão sendo atingidos pelos novos tempos. O setor supermercadista é um dos últimos a sentir o impacto da crise, o faturamento real caiu 3,6% em 2015. Esse é um dos raros setores da economia que sempre procura reagir rapidamente às mudanças de cenário.

Um dos novos cenários em crescimento são os pequenos supermercados de vizinhança, aqueles com um leque menor de produtos e área média de 250 metros quadrados. Além do tamanho estão mudando o layout das lojas. São estabelecimentos pensados para as compras do dia a dia, aquelas que são indispensáveis.

O "novo" supermercadista surge pela mudança de perfil de seus consumidores. Eles passaram a escolher produtos que oferecem opções de reembolso, tais como embalagens retornáveis, acúmulo de pontos e descontos para fidelizados. Também aumentou a busca por itens que tragam custo-benefício maior - sejam duradouros e aproveitáveis. Mas a maior de todas as mudanças no perfil dos consumidores se deu no planejamento das compras. Mais consciente, estão comprando somente no início do mês. As compras impulsivas estão caindo.

 

Veículo: Site Campo Grande News


Veja também

Produção em Minas avança 0,9% em março

                    ...

Veja mais
Safra deve crescer 10,3% em Minas Gerais

                    ...

Veja mais
Número de fusões e aquisições no primeiro trimestre atinge recorde para o período, aponta KPMG

Com 210 operações concretizadas nos primeiros três meses deste ano, o número de fusões...

Veja mais
Safra de grãos cai 2,5% e deve ficar em 202,4 milhões de toneladas, estima Conab

A falta de chuvas resultou na diminuição da produtividade de soja e milho, de acordo com o 8º Levanta...

Veja mais
Desempenho ficou negativo em 12 regiões

A produção industrial no País recuou em 12 dos 14 locais pesquisados em março pelo IBGE, na ...

Veja mais
Consumidor de BH está mais pessimista

                    ...

Veja mais
Vendas do setor atacadista têm queda real de 0,38% no 1º trimestre, diz Abad

O faturamento do setor atacadista e distribuidor caiu 0,38% em termos reais (com desconto da inflação) no ...

Veja mais
Cerca de 80% dos consumidores reconhecem que a própria condição financeira piorou nos últimos seis meses

               Pesquisa da CDL-BH mostra ainda que para 93% dos e...

Veja mais
Vendas do comércio caem 0,9% e registram pior março desde 2003

                    ...

Veja mais