Atividade industrial continuará fraca, mesmo depois de ajuste nos estoques

Leia em 2min 40s

A atividade industrial continuará em retração no Brasil nos próximos meses, apesar do ajuste no nível dos estoques das fábricas. Com a demanda interna ainda em queda, os empresários esperam novos cortes na produção.

"A demanda deve continuar caindo nos próximos dois ou três meses e já observamos mais empresas projetando queda na produção", afirmou o superintendente adjunto para ciclos econômicos da Fundação Getulio Vargas (FGV), Aloisio Campelo.

De acordo com a Sondagem da Indústria, divulgada ontem pela FGV, o indicador de produção prevista pelos empresários caiu 2,0 pontos em março para 72,5 pontos, o menor nível da série histórica. Esse componente foi o principal fator negativo sobre as expectativas do setor.

"O câmbio mais alto, que favorece as exportações, o mercado de trabalho mais frouxo, fator que tem tornado a mão de obra mais barata, e o ajuste no nível dos estoques são dados favoráveis para o setor, mas que não se traduzem em uma melhora do cenário porque a demanda interna continua caindo muito, superando o impacto positivo desses fatores", explicou Campelo, da FGV.

Ele lembrou que o movimento de ajuste nos estoques iniciado pelas indústrias no ano passado, ainda não terminou. Em sondagem, a FGV apurou que o percentual de empresas com estoques excessivos teve baixa de 17,7% para 17,0% na passagem de fevereiro para março. Já o percentual de indústrias com estoques insuficientes subiu de 5,7% para 6,2% em igual comparação. Em março de 2015, o percentual de estoques excessivos e insuficientes estava em 14,7% e 3,9%, respectivamente.

O recuo nos estoques foi um dos principais componentes com influência favorável na composição do índice que mede a confiança dos industriais sobre a situação atual do setor. Em março, o Índice da Situação Atual (ISA) chegou a 78,6 pontos, acima dos 77,1 pontos de fevereiro. No entanto, abaixo dos 80,9 pontos registrados em março do ano passado.

Já o Índice de Expectativas (IE) apurado pela FGV recuou de 72,6 pontos em fevereiro para 72,0 pontos em março. Apesar da piora das perspectivas, a melhora da avaliação sobre a situação atual levou a uma alta de 0,4 ponto no Índice de Confiança da Indústria (ICI) para 75,1 pontos em março. Em igual mês de 2015, o ICI estava em 79,5 pontos.

"Se olharmos a curva de tendência desses indicadores nos últimos três anos é possível identificar uma certa estabilização, mas é uma acomodação no pior patamar histórico e a perspectiva para os meses seguintes continua muito ruim", destacou Aloisio Campelo.

Na avaliação do economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, esses indicadores sinalizam uma estabilidade das expectativas do dos industriais. Mas ele pondera que os números não indicam melhora. "A produção continuará caindo, considerando a retração esperada para e economia do País este ano", disse Perfeito. Dados do último Boletim Focus, do Banco Central (BC), mostram estimativa de retração de 3,66% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2016.

Ociosidade

A utilização da capacidade instalada (UCI) avançou 0,5 ponto percentual para 77,6% em fevereiro ante janeiro, na série livre de influências sazonais. Mas na comparação com fevereiro do ano passado, o uso do parque fabril brasileiro recuou 2,2 pontos percentuais, conforme os Indicadores Industriais, divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Oferta menor faz leite subir 4,67% ao mês

Com a captação ainda em queda, o preço do leite recebido pelo produtor subiu 4,67% em março,...

Veja mais
Pecuária: Custo de produção dispara 23% com milho e trava avanço do confinamento

O recorde nas exportações de milho em 2015 reduziu os estoques do grão para o atual período ...

Veja mais
Vendas globais de celulares devem ser menores este ano

As vendas globais de smartphones devem apresentar crescimento percentual de apenas um dígito pela primeira vez na...

Veja mais
Governo autoriza reajuste de até 12,5% nos preços dos medicamentos

Os medicamentos vão ficar mais caros em todo o país a partir desta sexta-feira. Resolução da...

Veja mais
Queda nas vendas de supermercados deve bater novo recorde em 2016, diz pesquisa

Depois de obter em 2015 seu pior resultado desde 1992, as vendas do varejo em número de unidades devem quebrar no...

Veja mais
Confiança da indústria sobe para 75,1 pontos em março, aponta FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,4 ponto em março ante fevereiro, a...

Veja mais
Rótulos de alimentos terão que informar lactose e caseína

Fabricantes de alimentos precisam indicar a presença de lactose e caseína (açúcar e prote&ia...

Veja mais
IPP cai 0,58% em fevereiro ante alta de 0,68% em janeiro, revela IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transfor...

Veja mais
Desempenho industrial gaúcho volta a crescer

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado ontem pela Federação das Indústrias do...

Veja mais