Consumidor se mantém pessimista em fevereiro, avalia CNI

Leia em 1min

Índice de confiança somou 98,7 pontos, 10% abaixo da média. Entidade divulgou levantamento feito com 2.002 pessoas no mês passado.

 O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) somou 98,7 pontos em fevereiro deste ano, o que representa um aumento de 0,1 ponto percentual na comparação com o mês anterior, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (29).

Com isso, o indicador segue 10% abaixo da média histórica, ou seja, "mostra grande pessimismo e preocupação dos consumidores", segundo a entidade.

 "Essa manutenção do pessimismo sugere um período de demanda mais fraca nos próximos meses. A estabilidade em fevereiro de 2016 deve-se a comportamentos contrários dos componentes do INEC", acrescentou a Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a CNI, os índices de expectativas de inflação e de desemprego mostraram aumento em fevereiro, o que significa que o pessimismo dos consumidores com relação à evolução futura dos preços e do desemprego é menor do que em janeiro.

"Por outro lado, as expectativas de evolução da própria renda são mais pessimistas. Além disso, o índice de endividamento mostra queda, refletindo um maior percentual de entrevistados que estão mais endividados hoje do que nos últimos três meses", concluiu a entidade.

 



Veículo: Portal G1


Veja também

Colheita de soja do Brasil avança para 33% do total, diz AgRural

A colheita de soja do Brasil da safra 2015/16 atingiu 33 por cento da área total do país, avanço de...

Veja mais
Contra a inflação, clube de compras

                    ...

Veja mais
Consumidor de BH ainda arredio às compras

                    ...

Veja mais
FGV vê piora em cenário industrial

A perspectiva do industrial brasileiro com o cenário futuro voltou a piorar em fevereiro, de acordo com a Sondage...

Veja mais
Indústria subirá preço mesmo com demanda interna retraída

As indústrias de bens de consumo vão continuar repassando para os preços os aumentos de custos em 2...

Veja mais
Consumo familiar volta ao nível de 2010

As quantidades consumidas de itens básicos, como alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza, deram marcha ...

Veja mais
Savegnago Supermercados espera crescimento de 10% nas vendas de ovos de Páscoa em 2016

Este aumento deve ocorrer tanto em valores comercializados quanto no número de ovos vendidos. As vendas de ovos d...

Veja mais
Coop amplia base ativa de cooperado para 850 mil

A Coop - Cooperativa de Consumo tem centrado esforços em ações para valorizar sua base ativa de coo...

Veja mais
Super Muffato estima crescimento médio de 8% nessa Páscoa

Para alegria da garotada e dos chocólatras de carteirinha, os ovos de chocolate já recheiam as parreiras d...

Veja mais