Novo sistema reduzirá fraudes

Leia em 2min 30s

Reduzir fraudes nas companhias está entre os principais desafios enfrentados pelas empresas no mundo todo. No Brasil, a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) irá permitir que empresários tenham maior controle sobre seus negócios e ferramentas para ampliar a rentabilidade.

"A necessidade de atender à demanda de órgãos públicos também será benéfica para a própria empresa", destaca Marcelo Maraccini, controller da Toke Crie, uma das maiores distribuidoras de materiais para artesanato do País, com 4,5 mil itens em estoque e exportações para países da América Latina e da Europa.

"Com a necessidade de entregar informações de forma transparente e totalmente correta, teremos um controle maior de todas as etapas do negócio, desde o estoque, da entrada e da saída de insumos e mercadorias, passando por informações bancárias, fiscais e tributárias. Iremos acompanhar de perto qualquer tipo de fraude, desvio ou erro na prestação de informações", complementa o executivo.

Gestão de perdas

Erros e fraudes consomem boa parte do faturamento das empresas. Estudo da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) divulgado no mês passado mostra que as organizações perdem cerca de 5% do faturamento devido a fraudes e, de acordo com levantamento feito pela consultoria Kroll em 2013 (último dado disponível), o crime mais comum no Brasil foi o roubo de estoque ou ativos, com 37% do total das perdas identificadas.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apurou índice médio de perdas sobre o faturamento líquido no setor de 2,98%, sendo que 16,6% das perdas identificáveis eram apuradas em erros de inventário, 7,83% na gestão de fornecedores e 8,08% por erros administrativos. O percentual estimado, apenas com produtos vencidos, atingia 16,24% em unidades com área entre 500 e 1.250 metros quadrados.

Com a implementação do bloco K, o sistema digital de registro de controle e estoque, que será exigido a partir de setembro para indústrias, empresas equiparadas a indústrias e atacadistas, a gestão dessas perdas será muito mais fácil.

Para o coordenador do Grupo de Trabalho para a implantação do Bloco K na Petrobras Distribuidora, Vanderlei Cardoso Ferreira, o Sped contribui muito para o controle interno da companhia. "A informatização das obrigações possibilita um controle mais seguro, simplificando e agilizando os procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária", diz.

Já o controller da LLE Ferragens, Carlos Rios, comenta que a necessidade de se adequar ao Sped foi um motivador para que sua organização investisse em um sistema que garantisse melhor controle da gestão. "O Sped impulsionou a empresa a contratar um sistema mais rigoroso para fazer a apuração correta de tudo o que será enviado ao Fisco e, consequentemente, conseguimos uma gestão mais eficaz, com controle maior do estoque e do giro. Todo esse aumento de controle dificulta a ocorrência de fraudes, até porque o sistema permite rastrear o que aconteceu, caso ela ocorra", afirma Rios. A empresa trabalha com um mix de mais de 10 mil itens.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Mercados parcelam ovos de Páscoa em até 10 vezes

A menos de um mês da Páscoa, comemorada em 27 de março, os supermercados já estão inve...

Veja mais
Confiança do comércio sobe em fevereiro

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,7 ponto em fevereiro ante janeiro, na série...

Veja mais
Supermercados médios aumentam receita com espaço para lojas satélite

Em tempos de instabilidade econômica vale tudo para ampliar a receita e diminuir os custos da operaçã...

Veja mais
Lacta leva a magia da Páscoa para lojas de São Paulo e região

Com novo mascote, um coelho felpudinho que simboliza a retomada dos valores da data, a marca promove nova experiên...

Veja mais
Confiança da indústria cai 1,5 ponto em fevereiro ante janeiro, revela FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,5 ponto em fevereiro ante janeiro, passando de 76...

Veja mais
Carrefour compra do grupo Eroski 36 hipermercados na Espanha

                     O acordo permitirá ao Carrefour ...

Veja mais
Após fechar quase 100 mil lojas no ano passado, varejo vê cenário adverso para 2016

O apelo à criatividade, às promoções e ao corte de custos tem sido o mantra dos comerciantes...

Veja mais
Cotação do milho em MS sobe 5,7% e preço da soja cai 9,2%, segundo Famasul

A cotação do milho em Mato Grosso do Sul avançou 5,7% em fevereiro ante janeiro, com média d...

Veja mais
Faturamento do varejo on-line no Brasil deve crescer 8%

As vendas online no Brasil devem crescer 8 por cento em 2016, ante aumento de 15 por cento em 2015, estima a e-bit/Busca...

Veja mais