Análise de comportamento eleva vendas

Leia em 2min 10s

Hoje, o mercado está cada vez mais competitivo, com lojas físicas tendo uma participação cada vez maior na Internet. O Brasil conta com mais de 51 milhões de consumidores on-line e com um crescimento nominal de 24% em 2015.

Acompanhar quem fez o que, quando e como é uma das premissas para um marketing eficiente e consequentemente vendas mais efetivas. No passado, os negócios dependiam de pesquisas de campo para entender como o consumidor se comportava com relação ao um produto ou marca, agora existem ferramentas on-line que fazem isso de forma rápida e mais completa.

“Examinar o comportamento do consumidor de forma sistemática e automática é muito mais enriquecedor no que diz respeito a novos ‘insights’ do que simplesmente perguntar como ele se comporta”, ressalta David Almeida, fundador da Multifarmas (www.multifarmas.com.br) - plataforma de análise de comportamento de consumo farmacêutico. Para realizar um marketing efetivo hoje em dia, as empresas precisam entender como seu potencial comprador se comporta, de onde ele veio, o que ele realmente quer atingir e as expectativas de compra.

A atual crise tem levado o consumidor a evitar compras de impulso e a comparar bem antes de comprar um produto ou serviço, e com o fácil acesso a internet através do celular, as pesquisas de preço tem se tornado uma realidade cada vez mais constante. Em 2014, mais de 65% das compras on-line teve origem em smartphones e 62% destes consumidores são da classe A e B, e 27% classes C e D, segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil em 2015.

Fatores que influenciam o consumo também devem ser acompanhados, e os principais são preço, disponibilidade, formas de pagamento e frete. Existem lojas virtuais que seguem à risca este monitoramento e adaptam suas estratégias conforme o mercado e conforme o comportamento do consumidor frente as ofertas ou preços de concorrentes. “Ferramentas de monitoramento de preço e disponibilidade são essenciais para uma boa estratégia de marketing e comercial que se adapta a cada nova demanda no mundo online” avalia o especialista.

A categoria mais vendida em 2015 na internet é a de Cosméticos e perfumaria/Cuidados pessoais/Saúde, com um publico majoritariamente feminino representando mais de 70% desta fatia do mercado. E uma questão deve ser destacada, a faixa etária de cada um destes segmentos, a de cosmético por exemplo tem um público na faixa de 22 a 35 anos, já o público de produtos ligado a saúde tem em média de 35 a 60 anos. Estes dados são extremamente importantes quando falamos de campanhas de marketing mais assertivas ou estratégias de vendas mais eficientes e principalmente nos canais digitais como e-mail marketing, mídias sociais e outros canais on-line.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Marca própria, em meio à crise, vira grande aposta do varejista

Após o varejo retrair 3,9% em 2015, frente a 2014, empresas estudam as tendências e desenvolvem estrat&eacu...

Veja mais
Alimentos funcionais entram na estratégia do agronegócio

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, anunciou a criação de uma ...

Veja mais
Investimento em São Paulo sobe 31%

A Fundação Seade divulgou ontem que foram investidos o equivalente a US$ 36,5 bilhões no Estado de ...

Veja mais
Lojista do Rio deve efetivar 8% das vagas temporárias

O comércio do Estado do Rio de Janeiro pretende efetivar 8% dos funcionários temporários contratado...

Veja mais
Safra paulista de grãos deve avançar 3,7% neste ciclo

O acompanhamento inicial da safra paulista de grãos 2015/2016 para as culturas de algodão, amendoim, arroz...

Veja mais
Salvador é líder na alta de preços

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu nas sete capitai...

Veja mais
Atividade industrial deve seguir fraca em 2016, após cair 8,3% no último ano

A produção industrial deve continuar fraca no início deste ano, depois de registrar um dos piores d...

Veja mais
Índice de expansão no varejo recua

Após dois meses de avanço, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) voltou a cair. Em j...

Veja mais
Custos com logística afetam receita das empresas

                    ...

Veja mais