Brasil aumentou produção de suínos e de ovos em 2015

Leia em 2min 20s

Consumo internos dos dois produtos também teve elevação no ano passado

 



A produção brasileira de carne suína registrou crescimento de 4,95% em 2015 na comparação com o ano anterior, totalizando 3,643 milhões de toneladas. Foram produzidas 41,3 milhões de cabeças no ano, total 3,42% maior do que o registrado em 2014.Os números foram consolidados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com os levantamentos da ABPA, o Estado de Santa Catarina foi o Estado com maior produção no ano passado, com 900,46 mil toneladas, volume 5,44% superior ao ano anterior. A produção gaúcha, a segunda maior do País, registrou elevação de 5%, alcançando 713,62 mil toneladas.

O Paraná, em terceiro lugar, produziu 542,29 mil toneladas, volume 6,14% maior. Quarto maior produtor, com 400,13 mil toneladas, Minas Gerais registrou elevação de 4,19%. Com o maior crescimento entre os Estados produtores, de 12,24%, Mato Grosso produziu 265,94 mil toneladas.

O vice-presidente de Suínos da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas, informou em comunicado que, além da alta nas exportações de quase 10% com a elevação das compras da Rússia, Hong Kong e outros mercados, os embarques de carne suína foram impulsionados pelo aumento do consumo interno. "A soma de fatores como a alta no preço da carne bovina e a influência da crise na renda fez o consumidor buscar proteínas mais acessíveis", explicou na nota.

O consumo per capita nacional atingiu 15,08 quilos por habitante/ano, índice 2,52% superior ao obtido em 2014. "Pela primeira vez, o brasileiro está consumindo mais de 15 quilos anualmente", destacou o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra. Conforme Turra, o bom desempenho do setor em 2015 pode ser ofuscado este ano pela forte elevação nos custos de produção, não apenas pela alta dos insumos, mas também da mão de obra.

"As empresas estão preocupadas com o aumento de custos neste início de ano, que têm impacto da forte elevação do preço do milho e também por um sensível crescimento nos custos de mão de obra, além de combustíveis e energia. Há um conjunto de situações que estão se somando neste momento, e que podem reduzir a capacidade competitiva do setor", completou Turra.
Ovos

A produção brasileira de ovos avançou 6,1% em 2015, ante o ano anterior, para 39,5 bilhões de unidades, segundo levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O consumo doméstico chegou a 191,7 unidades per capita, número 5,2% superior ao obtido em 2014.

"A intensificação das campanhas pró-consumo e o cenário favorável no mercado interno a proteínas mais acessíveis contribuíram para atingirmos este que é o maior índice de consumo per capita já registrado", afirmou, em nota, Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA e presidente do Instituto Ovos Brasil.

Em 2015, o alojamento de aves produtoras (poedeiras) chegou a 91,2 milhões de cabeças (+2,5%).

Veículo: Site PorkWorld


Veja também

Vendas de smartphones batem recorde no mundo em 2015

Segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (27) pela consultoria de mercado IDC, os embarques de smartphon...

Veja mais
Confiança da Indústria avança 2,6 pontos em janeiro ante dezembro, aponta FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,6 pontos em janeiro ante dezembro, passando de 75,...

Veja mais
Identificação do setor produtivo para cursos do Pronatec acontece até dia 5 de fevereiro

Entidades participantes do Fórum de Competitividade do Varejo têm até o dia 5 de fevereiro para iden...

Veja mais
Produção de ovos do Brasil bate recorde histórico em 2016

Crescimento registrado foi de 6,1% e chega a 39,5 bilhões de unidades Levantamentos feitos pela Associaç&...

Veja mais
Chuvas comprometem a safra mineira de feijão

                    ...

Veja mais
FGV apura alta no índice de confiança do comércio

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 6,4 pontos em janeiro ante dezembro, na série...

Veja mais
Fatia de famílias endividadas aumenta no mês

As famílias brasileiras começaram o ano de 2016 mais endividadas. A fatia das contas a pagar passou de 61,...

Veja mais
Vendas do varejo caem 3,9% no ano, diz o IDV

Já no mês de dezembro do ano passado, o indicador do IDV manteve a retração de vendas e os as...

Veja mais
Custo para transportar supera frete

O custo do transporte rodoviário no Brasil superou, em janeiro deste ano, o frete cobrado pelas empresas em 12,9%...

Veja mais