Varejo espera queda de vendas no Natal

Leia em 1min 30s

Endividado, com medo do desemprego e da carestia, o brasileiro pisará no freio neste Natal e a expectativa no varejo é de que o sonho da melhor época de vendas do ano se transforme em pesadelo em 2015. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas caiam 4,1% no período em relação ao ano anterior. Será a primeira vez, desde 2004, que o setor registrará resultado negativo.

Para o superintendente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Éverton Correia, a inflação elevada e o alto nível de inadimplência são fatores que influenciam no recuo das vendas.  “O poder de compra do consumidor está cada vez mais baixo e a inflação corrói o salário do trabalhador”, avalia.

Ele aponta a falta de planejamento orçamentário do brasileiro como fator principal para o crescimento da inadimplência. “As compras por impulso prejudicam muito”, alerta. De acordo com o SPC, 41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes. “Quase metade do país está com pagamentos atrasados. Também por isso é difícil um Natal farto”, comenta.

Na tentativa de minimizar o prejuízo, no entanto, o comércio tenta se adequar às exigências e condições atuais de consumo. A recomendação aos lojistas, segundo Correia, é de que negociem com fornecedores mercadorias de qualidade a preços melhores para poder repassar o benefício aos consumidores. “Muitas lojas têm feito um mix de produtos para caber no orçamento. Isto garante que o cliente continue comprando, só que por preços menores” completa.

Para Correia, o setor varejista segue as novas tendências e se mostra cada dia mais criativo. “É uma via de mão dupla; se o comércio facilitar, o consumidor compra e todo mundo sai feliz na história”, explica.

 



Veículo: Jornal Diário de Pernambuco


Veja também

Indústria quer pressa no desenrolar do impeachment

                      Robson Andrade, da...

Veja mais
Vendas do comércio do ABC têm queda de 11,8% em setembro

    Veículo: Jornal Diário do Grande ABC...

Veja mais
Ceia de Natal do paraense está mais cara este ano

                    ...

Veja mais
Vendas do varejo sobem 0,6% em outubro ante setembro, revela IBGE

As vendas do comércio varejista subiram 0,6% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, inform...

Veja mais
Mais de 19 mi de consumidores devem ir às compras de última hora

                    ...

Veja mais
Produção de ovos no Brasil é recorde no 3º trimestre, diz IBGE

                       Foram produz...

Veja mais
Preços do leite ao produtor registram queda

                    ...

Veja mais
Intenção de consumo volta a subir

      Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP...

Veja mais
Brasil fica na mira de investidores estrangeiros

                    ...

Veja mais