Vitrinismo é a alma do negócio para o varejo no fim do ano

Leia em 2min 10s

Em tempo de festas, o apelo visual é fundamental para o sucesso nas vendas no varejo. Por essa razão, montar vitrines atraentes é um passo importante na conquista de novos clientes.

A primeira impressão é a que fica. O velho ditado faz todo sentido quando se trata do apelo visual na hora de comprar. Nessa hora, a vitrine é o elemento principal para atrair os olhos do consumidor.

Muito mais que expor um produto, o vitrinismo é uma arte que mescla criatividade e elementos conceituais que chamarão a atenção para a compra. O produto não fica em segundo plano. A vitrine serve para mostrar novas coleções, produtos em destaque e peças promocionais com objetivo de vender mais.

Prova disso é a grife Capodarte, especializada em bolsas e sapatos femininos. A franqueada do Amazonas Shopping venceu um concurso de melhor vitrine do centro comercial durante a campanha Ponto Mix. O objetivo principal foi conquistado: aumentar as vendas. “Fizemos uma vitrine que chamasse atenção com a temática ‘parada obrigatória para o preço baixo’. Como a nossa loja funciona como outlet, as pessoas procuram qualidade com preço baixo, e atendimento também.

Usamos as cores vermelho e preto, elementos como correntes e sinalização. A gente vendeu bastante. A vitrine chama muita a atenção se você tiver um capricho especial”, contou a gerente da loja, Tatiana Lima.O diretor executivo da da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima, explica que a ideia é seduzir o consumidor. “As grandes redes de varejo de vestuário têm estratégias bem definidas para a montagem de suas vitrines de forma a atrair o consumidor.

Para aqueles que compram por impulso, a vitrine é fundamental. Para o consumidor que planeja a compra, também é importante, pois ele tende a comparar vitrines e produtos de outras lojas. Partindo da constatação de que o consumidor de shopping center, onde se concentra a maior parte das grandes redes de varejo de vestuário, visita o local quase que diariamente para almoço ou lazer, a troca de coleções e uma boa ambientação de vitrine, atrai os olhares de quem rotineiramente frequenta o local”.

Talento precoce, o estudante de design de moda de apenas 20 Maurício Duarte, provou que entende do assunto, ao vencer este ano o concurso mundial de vitrines “Worldskills”. Ele explica que o trabalho envolve estratégia e técnica. Para compor uma vitrine atraente são usados desde painéis, adesivamento, mobiliário, faixas, papéis, cores, recortes e totens. A composição vale para todos os cenários, desde uma loja de vestuário, calçados, livraria, ótica, eletrônicos ou cosméticos. A criatividade e o produto forma um perfeito casamento.

 



Veículo: Site A Crítica


Veja também

Safra de grãos deve chegar a 211 mi de toneladas

                    ...

Veja mais
Planejamento e cautela devem estar na pauta das empresas

                    ...

Veja mais
Clima ajuda desenvolvimento das plantações no Rio Grande do Sul

As condições climáticas registradas nos últimos dias, com mais horas de sol, têm contr...

Veja mais
Indústria na zona do euro cresce mais do que esperado

A produção industrial da zona do euro aumentou mais do que o esperado em outubro, principalmente gra&ccedi...

Veja mais
Nordeste tem maior alta da inadimplência em novembro

O número de consumidores com contas em atraso subiu nas quatro regiões brasileiras pesquisadas pelo indica...

Veja mais
FecomercioSP: Confiança do comércio fica estável em novembro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ficou estável em 72,8 pontos e...

Veja mais
Menos gastos com apoio a produtos agrícolas

O diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste...

Veja mais
Ceia deve ficar mais salgada

A ceia de Natal dos brasileiros vai ficar mais cara em 2015, aponta levantamento da Federação do Com&eacut...

Veja mais
Venda de Natal pode acumular retração de 7%

Com menor poder de compra, previsão do brasileiro é gastar em torno de R$ 462 para aquisição...

Veja mais