Brasileiros pesquisam mais pela web antes de comprar

Leia em 1min 40s

Quase nove entre 10 consumidores brasileiros (88%) pesquisam os produtos antes de comprar - em 74% dos casos isso é feito pela internet. E não é apenas sobre os itens caros, como carros, voos, tecnologia, turismo e serviços financeiros que os consumidores procuram informações.

A maioria já adotou a chamada abordagem pré-planejada também nas compras de itens de baixo e médio valores do carrinho de compras. Três quartos (77%) dizem que fazem pesquisa para produtos de cuidados pessoais, como perfumes e cosméticos, produtos de cuidados com bebês e itens de higiene, como desodorantes e gel de banho.

Os dados fazem parte de um estudo chamado Connected Life, que ouviu mais de 60 mil usuários de internet em mais de 50 países sobre como a tecnologia está transformando a vida dos consumidores. O levantamento foi feito pela TNS, agência de pesquisa parte do Kantar, a divisão de gestão de dados da WPP e uma das maiores empresas de insights e consultoria do mundo.

Essa tendência de pesquisar previamente sobre os produtos, especialmente pela internet, está reduzindo o número de compras por impulso nas lojas. O levantamento aponta ainda que 51% dos shoppers globalmente toma as suas decisões sobre a marca exata que querem comprar antes de efetivar a compra.

No Brasil, uma proporção similar (53%) de consumidores decididos mantiveram suas decisões e compraram exatamente a marca planejada. Apenas 10% mudaram de ideia enquanto compravam, e, na última hora, compraram uma marca diferente da planejada.

Para a especialista da TNS, Juliana Honda, o melhor caminho para ganhar esses compradores é ajudá-los a encontrar rapidamente o que procuram. Uma boa experiência com a marca e com o site dela vai direcionar repetições em futuras compras.

"Os varejistas on-line estão aprendendo o que os compradores querem e oferecendo conteúdo de acordo com os targets, trazendo informações relevantes para suas decisões de compras", observa Juliana, citando que tecnologias como Big Data podem apoiar esse processo.

 



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Vendas do comércio devem cair 9% em 2015

O faturamento do comércio varejista no Grande ABC deverá encerrar 2015 com queda real (descontando a infla...

Veja mais
Indústria de SP recua para nível de 2004

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Comércio deve faturar R$ 18,8 bi em 2016

      Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP...

Veja mais
Azeite de oliva gaúcho começa a competir com marcas internacionais

                    ...

Veja mais
Correios adotam medidas especiais para as entregas de Natal

                    ...

Veja mais
Safra 2016/17 de café deve ter alta de até 20% em Minas Gerais, estima CNA

O estado de Minas Gerais, maior produtor da variedade arábica no Brasil, deve ter produção at&eacut...

Veja mais
Cartões reinam nas vendas do varejo

                    ...

Veja mais
Preço de frutas e verduras volta a subir e empurra custo de vida em Florianópolis

O Índice de Custo de Vida em Florianópolis fechou em alta de 0,76% em novembro. Os números do Centr...

Veja mais
Interior de São Paulo puxa tendência de queda das vendas no próximo ano

Mais sensíveis à crise e com retomada mais lenta, algumas cidades poderão ter recuo de até 1...

Veja mais