São Paulo - O número de consumidores que visitaram shopping centers no Brasil em agosto de 2015 caiu 4,63% na comparação com o mês anterior. A constatação é do levantamento FX Index, estudo realizado pela FX Flow Intelligence, empresa especializada em monitoramento de fluxo de visitantes no varejo físico.
Segundo o balanço, a queda foi potencializada pelo fraco desempenho da Região Sudeste que, sozinha, caiu 6,61% no último mês.
O Nordeste também registrou um recuo de 3,98% no período. Em contrapartida, os shopping centers do Sul tiveram uma alta de 4,14%, enquanto a Região Norte teve uma ligeira alta de 1,71% no mês pesquisado.
Na comparação com o mesmo período em 2014, o desempenho também foi ruim, com queda nacional de 1,49%. O número vem em linha com o recuo de 11,21% nas vendas apresentado essa semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL ) e SPC Brasil. Na segmentação por regiões, o Sul novamente teve o melhor resultado, com aumento de 5,24%. As outras três caíram: Nordeste (2,33%), Norte (1,90%) e Sudeste (1,79%).
"Mesmo com a celebração do Dia dos Pais, a quarta data mais importante para o varejo brasileiro, o fluxo de visitantes nos shopping centers do Brasil registrou uma queda muito grande, o que consequentemente leva a um menor número de vendas", diz o CEO da FX Flow, Marcelo Tavares.
Era das atrações
Para tentar manter o ritmo no fluxo de clientes em tempos de crise, os shoppings têm sido criativos: no Frei Caneca, em São Paulo, a aposta serão oficinas infantis. No próximo dia 23, o tema será sorvete. As crianças também estão no foco do Shopping Campo Limpo, que fará um mural com as fotos dos pequenos no fraldário do empreendimento. No shopping Catuaí Londrina, uma passarela será montada sexta-feira (18) para exposição das marcas do mall.
Veículo: Jornal DCI