Produção do País deve bater recorde

Leia em 2min 20s

Brasília - A safra brasileira deve somar 210 milhões de toneladas neste ano, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de agosto, divulgado na sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado significa aumento de 8,6% em relação à produção de 2014, quando totalizou 193,3 milhões de toneladas.

O montante ainda é 0,5% maior que o previsto em julho, com 1 milhão de toneladas a mais. Essa é a maior previsão já feita na história da pesquisa, cuja série se iniciou em 1975.

A área cultivada no Brasil com grãos neste ano deve ser de 57,6 milhões de hectares, segundo o levantamento. A área será 1,9% maior do que a colhida em 2014, quando totalizou 56,5 milhões de hectares. Em relação a julho, a projeção teve redução de 114,4 mil hectares. Arroz, milho e soja, os três principais produtos da safra, somam 92,3% da estimativa da produção e respondem por 86,3% da área a ser colhida.

Conab - Também a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima a projeção para a safra 2014/15. De acordo com levantamento da companhia, a safra brasileira de grãos deve atingir 209,5 milhões de toneladas, volume 8,2% superior ao colhido em 2013/14. Também trata-se de um recorde, com 15,9 milhões de toneladas produzidas a mais que no ciclo anterior, quando o volume havia sido de 193,62 milhões de toneladas. No levantamento de agosto, a estatal previa produção de 208,8 milhões de toneladas.

O desempenho verificado no 12º levantamento da Conab, o último do ciclo encerrado em junho, foi puxado pelo milho safrinha que, segundo a Conab, teve ganho de produtividade nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná. A produção do cereal, em fase final de colheita, deve chegar a 54,5 milhões de toneladas, com aumento de 12,6% a mais que as 48,4 milhões de toneladas do período 2013/14.

Com relação ao levantamento anterior, houve um acréscimo de 500 mil toneladas. Já a soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, registrando 11,8% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

Em relação ao trigo, em fase inicial de colheita, a Conab apurou recuperação das condições das lavouras no Rio Grande do Sul, após longo período de chuvas, e diz esperar produção total de até 7 milhões de toneladas.

A área cultivada em 2014/15 foi de 58 milhões de hectares, 1,7% maior que a da safra 2013/14, com um aumento de 976,1 mil hectares. A soja apresentou crescimento de 6,4% ou 1,9 milhão de hectares acima da área anterior, assim como o milho segunda safra, que teve acréscimo de 4,1% ou 376,4 mil hectares. No total, a área da soja é de 32,1 milhões de hectares e a do milho segunda safra, de 9,6 milhões de hectares.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Safra do caju deve dobrar em 2015

Produtores de caju estão animados com a perspectiva de bons resultados da safra da fruta em 2015.  O Levanta...

Veja mais
Potencial de consumo, localização e infraestrutura levam indústrias a PE

São Paulo - Além da localização geográfica privilegiada, investimentos realizados nos...

Veja mais
Rede regional deve aproveitar melhor o potencial do comércio no interior

São Paulo - O interior do Brasil apresenta expressivo potencial de crescimento. A estimativa é que at&eacu...

Veja mais
Varejo reduz 57 mil empregos e confiança cai

De janeiro a julho, a desaceleração da economia impactou diretamente o nível de emprego do com&eacu...

Veja mais
Crise exportada aos ‘hermanos’

                    ...

Veja mais
Um brinde com menos calorias

  Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Safra mineira de grãos está estimada em 11,7 milhões de toneladas

                    ...

Veja mais
Geada prejudica lavouras de trigo no Rio Grande do Sul

                    ...

Veja mais
Queda de alimentos in natura desacelera 1ª prévia do IPC da Fipe para 0,50%

Amparada especialmente pela deflação dos alimentos in natura, a inflação na capital paulista...

Veja mais