Nas gôndolas, molho de tomate e cerveja com preço de até R$ 39

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                                      Empresas investem na compra de marcas artesanais para atrair consumidor



O lançamento de produtos mais caros ganha força não só no Brasil, mas também em nações da Europa e nos Estados Unidos. Como parte desta estratégia, muitas companhias vêm acelerando o movimento de aquisições de marcas premium com prestígio entre os consumidores.— Com a crise, o consumidor se permite gastar mais na hora da refeição. Para economizar, muitas famílias estão consumindo mais em casa e isso se reflete nos supermercados — explicou Eduardo França, da ESPM Rio.

Nas gôndolas, não faltam exemplos. A Ambev, líder na venda de cervejas como Antarctica e Skol, investe em marcas especiais e artesanais. No portfólio, ganharam destaque Wäls e a Colorado, marcas adquiridas esse ano pela empresa. No exterior, a AB Inbev, dona da Ambev, comprou os rótulos Goose Island, Elysian Brewing e Scuttlebutt. Assim, as novidades — com ingredientes como pimenta e frutas secas — chegam a quase R$ 39, bem acima do preço médio de uma garrafa, na faixa de R$ 6.

A Bunge também decidiu dar um toque “culinário” a seus novos produtos. Mara Pezzotti, diretora de marketing de Alimentos & Ingredientes da empresa, cita o lançamento do molho de tomate Salsaretti Gourmet, com embalagem de vidro e maior quantidade de tomate, azeitonas e alcaparras. O preço? R$ 8,09, acima do R$ 1,99 da linha regular de sachê. Ela cita ainda lançamentos no segmento de margarinas, que ganharam toque “amanteigado”: — No momento de crise, o consumidor já faz tanta concessão. Na comida é onde pode ter mais prazer. Estamos trabalhando na reformulação de produtos.

EMPRESA CRIA UÍSQUE 15 ANOS

Até o segmento de destilados ajuda a endossar o movimento. A Pernod Ricard criou nova versão do seu uísque Chivas. A marca, conhecida pelas versões de 12, 18 e 25 anos, acaba de ganhar a versão de 15 anos. Rafael Souza, gerente de grupo da multinacional, diz que o novo produto conta com envelhecimento do blend (maltes) em barris de jerez (vinho típico da Espanha).— Ele custa R$ 159 e é mais caro que o de 12 anos, de R$ 120. Percebemos em nossas pesquisas que alguns consumidores podem reduzir o consumo, mas não trocam de marca — disse Souza.

E o iogurte? Um dos símbolos do Plano Real, o produto ganhou novas versões. A Danone reformulou a marca DanUP com novo design (que lembra embalagem de cafeteria americana) e sabores como vitamina de banana e limonada suíça. As mudanças fizeram o preço saltar para R$ 5, patamar semelhante ao de versões com maior volume.—As empresas viram que é preciso buscar alternativas — afirmou Jorge Bittencourt, professor do Ibmec/RJ.

A bióloga Raquel Negrão é do tipo que gosta de experimentar produtos diferentes. Por isso, disse ela, chega a optar por importados.— Às vezes, sinto que falta variedade — disse ela.

Luis Otávio Moura, gerente comercial da rede Pão de Açúcar, diz que os produtos premium continuam integrando as cestas de compras.— Criamos o projeto Boulangerie, ainda em fase piloto, onde trouxemos um especialista da França para desenvolver uma linha própria de pães artesanais com receitas francesas — adiantou ele.




Veículo: Jornal O Globo - RJ


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