Pão de Queijo Araxá em plena expansão

Leia em 2min 40s

O pão de queijo, uma das receitas mais tradicionais e apreciadas da culinária mineira, ajudou muitas famílias a superar outras crises financeiras vivenciadas pelo Brasil no passado. Uma delas é a do empresário Jorge Luís Dias, sócio-proprietário da Pão de Queijo Araxá. A trajetória da empresa começou em 1994 e, após superar muitas dificuldades, hoje ela prospera e prevê continuar em expansão.

Dias lembra que a ideia de iniciar a fabricação da iguaria começou com a esposa Patrícia de Freitas Costa Dias. "Naquela época, minha filha tinha acabado de nascer e ela pediu demissão do emprego para conseguir cuidar melhor da nossa família. Um ano depois, eu vi que a empresa realmente poderia dar certo e decidi começar a me dedicar mais a ela", relata.

O empreendedor trabalhava como representante comercial e, por isso, conseguiu introduzir o produto em alguns estabelecimentos. Contudo, ele recorda-se que, no início, o desafio maior era driblar a enorme concorrência. "Quando a empresa foi fundada, o desemprego estava em alta. Com isso, a alternativa era investir no próprio negócio e muitos apostaram no pão de queijo", diz.

Com tantas marcas disputando espaço no mercado, o empresário concluiu que a solução era investir em diferenciais. Um deles foi levar para dentro dos supermercados o próprio congelador para conservar o pão de queijo que fabricava. Para Dias, essa foi uma forma de "fincar a bandeira". "Houve um tempo no qual os donos dos mercados eram obrigados a selecionar a quantidade de marcas. Eu acabei sobrevivendo justamente por ter o congelador, pois antigamente não existia a mesma estrutura de hoje", conta.

Presente - Atualmente, a empresa tem 22 funcionários e produz 80 toneladas de pão de queijo por mês. No início, eram somente 150 quilos/mês. A maior parte da produção, 75%, é vendida para uma grande rede supermercadista com mais de uma centena de lojas espalhadas por Minas Gerais. O restante é comercializado para outros clientes distribuídos em várias cidades do Estado, entre elas Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete (região Central), Curvelo (região Central) e Montes Claros (região Norte).

O empresário pretende continuar crescendo e, para alcançar o objetivo, deve inaugurar uma fábrica própria, pois as atividades ainda acontecem em um imóvel alugado. A nova unidade industrial deve ser construída também no bairro João Pinheiro e a expectativa é de que o valor do investimento seja de R$ 1 milhão. A área construída total será de 500 metros quadrados, 200 a mais na comparação com a planta hoje em funcionamento. As obras estão previstas para começar em 2016.

Neste ano, o faturamento da Pão de Queijo Araxá, que não é revelado, será semelhante ao de 2014. Dias, contudo, não demonstra nenhum interesse em interromper o ritmo de crescimento dos negócios. "Quando você para está, na verdade, retroagindo. Mas a ideia é expandir com recursos próprios, não pretendo me endividar e apelar para financiamentos", afirma.

Apesar da preocupação com o futuro, o empresário é otimista. Para ele, o próximo exercício será mais positivo e marcado pela retomada do crescimento em diferentes setores da economia. "Essa crise será passageira. Realmente acredito que os escândalos de corrupção afetaram a imagem do País, mas em breve o Brasil deve recuperar o fôlego e voltar a crescer", avalia.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produtos ‘verdes’ esbarram no preço

                    ...

Veja mais
Café com menor rendimento dos frutos e queda na produtividade

                    ...

Veja mais
Trigo perde relevância no campo gaúcho

Sem rentabilidade para o produtor, cultura serve, cada vez mais, apenas para preparar a terra para o verãoEdi&cce...

Veja mais
Etanol cai em 12 estados e mantém a competitividade

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 12 estados, subiram em outros 13 e no Distr...

Veja mais
Sharp sairá do mercado de TVs nas Américas

A Sharp anunciou que vai sair do negócio de TV nas Américas e vai ponderar mais medidas para fortalecer su...

Veja mais
Shopping centers mudam mix de lojas para elevar o fluxo de consumidores

                    ...

Veja mais
Espaço de negócio

Empresários trocam salas comerciais por boxes de armazenamento para reduzir custo de estoque e ter mais flexibili...

Veja mais
Piracanjuba comemora 60 anos com novidades na ABAD 2015

A Convenção Anual do Atacadista Distribuidor – ABAD 2015, contará com a participaç&ati...

Veja mais
Comerciantes terão de usar criatividade para driblar a crise

Com perspectiva de queda real nas vendas de presentes para o Dia dos Pais, comemorado no domingo, dia 9, os comerciantes...

Veja mais