Desemprego ganha força no comércio e em serviços

Leia em 1min 50s

                                        Taxa nas principais metrópoles sobe pelo sexto mês consecutivo e chega a 6,9% em junho, afirma IBGE




Com demissões recordes e maior procura por trabalho, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas brasileiras subiu para 6,9% em junho, o sexto aumento consecutivo.É a taxa mais alta já registradas desde julho de 2010 (6,9%), segundo o IBGE.O aumento do desemprego se deve a demissões mais intensas. A população ocupada encolheu 1,3% na comparação com junho de 2014, para 22,7 milhões de pessoas.Isso significa que 298 mil pessoas perderam emprego no período de um ano, o pior resultado da série histórica, iniciada em 2002.

Além de intensas, as demissões, antes concentradas na indústria e construção, se alastraram para serviços e comércio no mês passado.Os cortes foram maiores no setor chamado "outros serviços", que inclui alojamento, alimentação e recreação. Foram 114 mil pessoas demitidas, queda de 2,7%.O comércio também teve um desempenho ruim, com 95 mil demissões entre junho de 2014 e de 2015. A população ocupada no setor caiu 2,2% nessa comparação."O comércio está reduzindo pessoal, afetado pela queda na receita e pelo aumento de custos, como energia. Com o cenário ruim, o comércio está fazendo seu ajuste", disse Vitor França, assessor econômico da FecomercioSP.Com os cortes, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada nas seis regiões caiu 2% na comparação com junho de 2014.

PROCURA

Além das demissões, o mercado de trabalho está pressionado porque mais brasileiros estão voltando a buscar emprego para recompor a renda de suas famílias, corroída por inflação e juros.A população economicamente ativa cresceu em 224 mil pessoas na comparação com o mesmo mês do ano passado, avanço de 0,9%, para 24,5 milhões.Mas, com diversos setores demitindo, essa mão de obra não foi absorvida. A população desocupada cresceu em 522 mil pessoas, 45% mais que junho de 2014 e maior aumento da série.

Já o rendimento real dos trabalhadores foi de R$ 2.149 em junho, queda de 2,9% em relação a igual mês de 2014.A menor renda real é explicada, em parte, pela inflação, que corrói os salários. A piora da qualidade do emprego (menos formal) também explica parte da piora da renda.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

Leite de Rosas rejuvenesce marca para atrair público mais jovem

  Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Empresas elevam preços no mercado internacional e ainda veem demanda

As empresas brasileiras de celulose avaliam que a demanda externa segue forte o suficiente para absorver os aumentos de ...

Veja mais
Ferramentas tentam inibir publicidade digital

                    ...

Veja mais
Esparadrapo

A Flexicotton, de produtos à base de algodão, vai fornecer itens como curativos e hastes flexíveis ...

Veja mais
Produção de pneus cresce 2%, mas vendas caem 0,6%

A produção nacional de pneus cresceu 2% no primeiro semestre deste ano em relação a igual pe...

Veja mais
Linha zero lactose é destaque da Pìracanjuba na Expoecos

   Pelo segundo ano consecutivo, a Piracanjuba é presença confirmada na maior f...

Veja mais
Chuvas dificultam desenvolvimento do trigo

As condições meteorológicas, mais uma vez, foram adversas ao desenvolvimento da cultura do trigo em...

Veja mais
Programa estadual de olivicultura será lançado dia 29

A Secretaria da Agricultura e Pecuária, através da Câmara Setorial da Olivicultura realiza, há...

Veja mais
Piracanjuba vence concurso de queijos, na categoria parmesão

   O queijo parmesão da Piracanjuba conquistou o primeiro lugar, em sua categoria, na ...

Veja mais