Safra de trigo deve crescer 18,1% em Minas

Leia em 3min

                            Secretaria indica que a produção atingirá 241,3 mil toneladas neste ano, contra 204,2 mil toneladas em 2014



Depois de aumentar 70,8% em 2014 na comparação com 2013, a produção de trigo em Minas Gerais deve voltar a crescer neste ano em relação ao exercício passado. Levantamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) indica que haverá não somente evolução no volume produzido, mas também ganho de produtividade, uma vez que a área colhida deve ser menor.

De acordo com o estudo da Seapa, a produção do grão deve passar de 204,2 mil toneladas em 2014 para 241,3 mil toneladas ao final deste ano, alta de 18,1%. Entre os principais estados produtores de trigo, Minas deve fechar 2015 na quinta posição, com participação de 3% e atrás de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A área colhida, porém, deve diminuir. Em 2014, 67 mil hectares dos campos mineiros receberam a cultura do trigo e em 2015 deve fechar em 65,5 mil hectares, 2,3% de retração. Com o resultado, o Estado terá 2,6% de participação em toda área destinada à atividade no País para o exercício, praticamente a mesma fatia do ano passado.

O aumento da produção em uma área menor indica maior produtividade, o que significa que a cultura ganhou efetividade nos campos mineiros. O levantamento da Seapa mostrou que a produtividade em 2015 deve fechar a safra em 3,2 toneladas por hectare cultivado, o que, se confirmado, significará acréscimo de 6,6% frente ao índice de 3 toneladas/hectare registrado no período anterior.

De acordo com o estudo, o município que vai liderar o ranking dos maiores produtores de trigo no Estado em 2015 é Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, com participação de 10,1% em toda a produção estadual, seguido por Três Corações (9,8%), Perdizes (7,8%), Madre de Deus de Minas (6,5%) e Iraí de Minas (4,6%). Juntos, estes municípios detêm fatia de 38,9% da produção estadual prevista para este ano.

Na divisão por região, o Alto Paranaíba, com praticamente a metade da produção (48,4%), é o maior produtor de trigo do Estado e também onde ocorre a maior produtividade, seguido pelo Sul de Minas (24,2%), região Central (14,9%), Triângulo Mineiro (5,6%) e Noroeste de Minas, que deve encerrar o ano com 5,5% de participação.

Leia também
Colheita de café no Brasil alcança 36% Criação de Zebu é tema de circuito Presidente do CNA cobra a modernização da infraestrutura no País Vazio sanitário da soja começa no dia 1º de julho em Minas Mercado brasileiro de soja registra aumento de preços

Revisão - Conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em âmbito nacional, divulgado no começo deste mês, a efetivação do plantio do trigo trouxe para baixo as estimativas para o grão em 2015. Isso porque muitos produtores não concretizaram suas intenções, seja por conta do preço desfavorável, seja pela decisão de substituí-lo por outras culturas de inverno, como aveia ou cevada.

No levantamento do mês passado, a estimativa para a safra de trigo encolheu 6,1% em relação a abril, com destaque para o Sul do País, o maior produtor. Na região, a produção foi revista para baixo em 6,6%, enquanto a área plantada diminuiu 11,2%.

Mesmo assim, a produção de trigo neste ano será recorde. A indicação de maio é que serão colhidas 7,328 milhões de toneladas, alta de 18,9% ante 2014. Dessa forma, Minas teria um participação próxima de 3% nesse volume.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Massas, pães, suínos, aves e peixes escapam de aumento em tributo

   A Câmara concluiu nesta quinta-feira (25) a votação do projeto que reduz a desonera&cce...

Veja mais
Marcas agregam serviços e ganham clientes

Unir moda e estilo com entretenimento é uma tendência que não só tem dado certo no Brasil e n...

Veja mais
Têxteis e bebidas conseguem alívio fiscal em projeto sobre desoneração

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Indústria de Produtos de Limpeza prevê estabilidade

Oferecer um rol completo de produtos para limpeza é a estratégia utilizada pela Coimbra Indústria d...

Veja mais
Gaúchos criam massas na panelinha

                    ...

Veja mais
A corrida pelo chocolate que não derrete no calor

  Veículo: Jornal Brasil Econômico...

Veja mais
Importação de lácteos sobe 37% e já preocupa indústria

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Casas Bahia volta ao RS com cautela

                    ...

Veja mais
Vendas de papelão recuaram 5,70% em maio, segundo a ABPO

As vendas de papelão ondulado - caixas, acessórios e chapas - caíram 5,70% em maio de 2015 ante o m...

Veja mais