Consumo no mercado livre recua 4,46%

Leia em 2min 40s

Entre dez setores pesquisados, apenas a indústria de embalagens registrou aumento na demanda em abril

 



O consumo de energia elétrica no mercado livre apresentou retração de 4,46% em abril na comparação com o mesmo mês de 2014. A queda, apurada pelo Índice Setorial Comerc, reflete o mau desempenho do setor industrial do País e deverá ser intensificada, na visão de especialistas. Para o levantamento de dados, a Comerc (empresa de comercialização de energia) leva em conta uma carteira com mais de 500 clientes de diferentes setores e localidades. Na comparação de abril com o mês anterior, a redução foi de 3,99%.

Quando se leva em conta o recuo de 4,46% em abril perante idêntico mês do exercício anterior, apenas a indústria de embalagens registrou elevação no consumo de energia (5,11%). Os nove demais segmentos analisados tiveram retrações, sendo a maior delas a da indústria de material de construção (-10,85%).

Queda geral - Na siderurgia e metalurgia a queda no consumo foi de 10,05%; no grupo formado por têxtil, couro e vestuário, de 9,16%; e veículos automotores e autopeças, de 6,24%.

A indústria de alimentos demandou 5,88% menos de energia; eletromecânica, -5,32%; higiene e limpeza, -4,41%. Até o comércio e varejo utilizou menos energia elétrica em abril, com baixa de 0,88%. A produção de papel e celulose apresentou redução de 0,88% no consumo no período.

Levando em conta a comparação entre abril e o mesmo mês de 2014, essa é a quarta queda consecutiva apresentada neste ano. Ou seja, todas as pesquisas deste exercício mostraram menor consumo. Em janeiro, a retração foi de 4,03%; em fevereiro, de 5,80%; e em março, de 1,45%.


Tendência -
Segundo o consultor da LPS Consultoria Energética, Fernando Umbria, a tendência é que os próximos meses sigam o mesmo viés de queda no consumo. E uma série de fatores justifica a retração. As primeiras explicações estão no cenário econômico. Com a economia em baixa, o setor industrial tem produzido menos e, conseqüentemente, consumido menos energia.

Outro fator que tem pesado bastante na utilização de energia no país é o preço do insumo. Com a crise hídrica, os brasileiros estão pagando cada vez mais caro pela utilização da energia. "Para alguns setores eletrointensivos, sai mais em conta vender a energia adquirida em contratos de longo prazo do que produzir normalmente e ter que comprar o insumo a preços altos", afirma.

E a tendência é que o quadro se agrave. De um lado, os reservatórios tendem a um esvaziamento maior, uma vez que o período seco já começou no país e os reservatórios estão em baixa. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste - o mais importante do país - estão com 36,52% da série histórica.

Por outro lado, a economia deverá fechar o ano encolhida. De modo que a demanda de energia deverá seguir a mesma lógica. "Com certeza, em todos os meses vamos assistir à redução da demanda. E não só no mercado livre. Os consumidores cativos residenciais também estão em busca de economizar energia para poupar", afirma.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Whirlpool concede férias coletivas para 600 funcionários em Joinville

Este é o segundo grande movimento em 2015 e reflete a queda na procura por eletrodomésticos   A Whi...

Veja mais
Produção brasileira de grãos deve atingir 204,5 mi/t

A produção brasileira de grãos na temporada 2014/15 é de 204,5 milhões de toneladas, ...

Veja mais
Safra mineira de grãos deve atingir 11,7 mi/t

Produtividade média esperada das culturas no Estado é de 3,65 toneladas por hectare   A estimativa ...

Veja mais
Unilever reduz aerossol e abre tecnologia para a concorrência

A Unilever vai reduzir pela metade a embalagem dos antitranspirantes em aerossol das marcas Dove e Rexona   Para ...

Veja mais
Comércio fatura com atrativos e criatividade

O Dia dos Namorados, celebrado amanhã, é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio...

Veja mais
Abiec assina acordo de cooperação com China

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) assinou ontem acordo de cooper...

Veja mais
Trevo prevê faturar R$ 112 milhões

Sediada em Sete Lagoas, empresa com 13 anos de mercado já prepara seu primeiro ciclo de sucessão   ...

Veja mais
Safra de trigo maior nos EUA

Chuvas fortes no sul e no centro das planícies dos Estados Unidos em maio impulsionaram a produção ...

Veja mais
Com clima favorável, AgRural eleva segunda safra do milho

O prolongamento das chuvas até meados de maio favoreceu a safrinha de milho 2015, permitindo alto potencial produ...

Veja mais