Dia dos Namorados | Consumidor está mais otimista

Leia em 2min 10s

Pesquisa da CDL-BH mostra que belo-horizontino está disposto a ir às compras na 3ª melhor data para o varejo

 



Enquanto os lojistas da capital mineira estão receosos com o desempenho das vendas no Dia dos Namorados, depois de terem tido um Dia das Mães frustrante, os consumidores belo-horizontinos se mostram mais otimistas e dispostos a irem às compras nesta que é considerada a terceira melhor data para o comércio. Pesquisa realizada pela CDL-BH indica que em relação à mesma época de 2014 a situação financeira de 38,62% dos entrevistados melhorou e de 33,45% continuou a mesma. Apenas 26,55% das pessoas consultadas disseram que a situação piorou.

Dessa maneira, conforme o vice-presidente da entidade Davidson Cardoso, os lojistas da Capital podem ficar mais otimistas. Ele se refere à pesquisa divulgada pela CDL-BH na semana passada, que revelou que para 57% dos entrevistados as vendas do Dia dos Namorados deste ano serão inferiores às de 2014. Na opinião dos pessimistas, essa queda deve representar em média 25%.

"O consumidor está mais otimista que o próprio comerciante. Talvez isso faça com que tenhamos bons resultados, já que a cautela está maior por parte dos lojistas", diz.

Cardoso destaca que o motivo dessa melhora para 71,43% dos consumidores foi o fato de ter conseguido um novo emprego ou ser promovido. Para os que afirmaram que piorou, o principal motivo, de acordo com 57,14%, está relacionado à inflação e aos preços dos produtos.

Com isso, 62,07% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 150 com o presente. Mas, na comparação com 2014, houve queda de 1,64% no valor do tíquete médio - que no ano passado foi de R$ 148,82 e neste ano deverá ficar em R$ 146,22.

Roupas -
As roupas continuam liderando a intenção de compra das pessoas. Para 58,62% dos consumidores, esse é o produto ideal para presentear nesta data. Em seguida estão calçados (11,72%), perfumes/cosméticos (9,31%), joias/bijuterias (4,83%), telefone celular (3,45%), flores (3,45%), bombons (3,10%), eletroeletrônicos (1,72%), livraria/papelaria (1,38%) e outros (2,41%).

Além disso, a procura por lojas de rua, inclusive na região onde o consumidor mora, tem aumentado. As opções escolhidas pelos entrevistados são: hipercentro (20%), na região onde mora (17,93%), Savassi (6,9%) e centros comerciais (2,76%). Os shopping centers somam 34,14% e os shoppings populares, 2,07%. Outros 7,93% não têm preferência de lugar e 1,72% afirma que comprará em outros locais.

E como forma de evitar dívidas, as pessoas mais uma vez priorizarão os pagamentos à vista e em dinheiro (57,93%). Parcelado no cartão de crédito será a segunda opção mais procurada (15,52%), seguida de pagamento no cartão de débito (14,83%).




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Datalogic amplia ofertas no varejo e busca novos segmentos

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Produção da indústria "vai virar", afirma Levy

Setor recua 1,2% em abril, 3ª queda seguida   O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse em Paris que "a pro...

Veja mais
Preço da cesta básica sobe 1,15% em SP e já custa R$ 398,16, diz a Fipe

O preço médio da cesta básica apresentou elevação de 1,15% em maio ante abril na capi...

Veja mais
Leite: preços pagos ao produtor têm alta

Apesar de o Estado ter registrado uma das quedas menos significativas na captação de leite em abril (0,5%)...

Veja mais
Cupons de desconto podem aumentar conversão on-line de vendas em 51,6%

Plataformas como CupomGrátis MeuCupom, CupoNation são alguns exemplos desse modelo de negócio, que ...

Veja mais
A hora e a vez do café pequeno

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Linha branca em ritmo lento

    Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Embarques de soja bateram recorde em maio

O diretor de estatística e apoio à exportação do Ministério do Desenvolvimento, Ind&u...

Veja mais
Vendas de material de construção ficaram estáveis nos primeiros cinco meses do ano

Desempenho em maio, no entanto, foi 2% inferior a abril, mas a retração ocorreu em apenas três regi&...

Veja mais