Rússia será determinante para exportações de carne brasileira em 2015

Leia em 2min 30s

A demanda pela carne bovina brasileira deve crescer em 2015, mas o bom desempenho das exportações depende de uma recuperação do comércio com a Rússia, segundo avaliação do Rabobank. O país, que é o segundo maior importador desse produto, reduziu suas compras durante o primeiro trimestre. "Os desenvolvimentos da situação na Rússia serão uma questão-chave para as exportações de carne brasileira nesse ano", afirmam os analistas do banco em relatório trimestral sobre o mercado internacional do boi. As vendas externas do Brasil, no entanto, devem ser favorecidas pela desvalorização do real, uma tendência que a instituição financeira acredita que irá continuar. A depreciação torna os produtos brasileiros relativamente mais baratos para alguns mercados internacionais, o que se reflete em um ganho de competitividade.

O Rabobank também destaca os problemas macroeconômicos vividos pelo Brasil, citando projeções de queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) e de inflação de 7% ao ano, acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. O cenário pressiona a indústria da carne bovina a manter competitivos os preços no atacado, a fim de evitar a migração dos consumidores para proteínas alternativas, como a carne de suínos e aves. O banco também afirma que as crises energéticas e hídricas no País devem limitar a capacidade de crescimento da indústria esse ano.

Os analistas também preveem que os preços da arroba devem permanecer firmes durante o primeiro semestre, devido à escassez de animais. Ao mesmo tempo, a previsão é de que o confinamento tenha expansão em 2015 com os menores custos para a alimentação do boi. No entanto, essa oferta maior não deve aliviar a pressão de alta sobre a arroba no segundo trimestre, se a expectativa de aumento nas exportações se provar correta.

Internacional

A menor disponibilidade de gado é um problema global, o que deve manter a oferta apertada ao longo de 2015, caso não haja um aumento na produção no curto prazo. Até o momento, a seca na Austrália tem incentivado pecuaristas a vender mais animais, o que compensa momentaneamente a restrição na oferta em outros países. No entanto, o Rabobank estima que os abates no país não podem continuar nesse nível por muito mais tempo.

O banco também cita que a valorização do dólar em relação a uma série de moedas ajuda os países que exportam para os Estados Unidos, notadamente Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia. Por outro lado, o rublo esboçou recuperação a partir de fevereiro, o que pode sustentar as importações da Rússia.

Na China, os preços da carne bovina no atacado permaneceram estáveis durante o início do ano. Isso sugere um enfraquecimento na demanda, já que os preços geralmente sobem nesse período devido ao festival da primavera. Dentre os fatores que contribuem para essa retração no consumo, o banco cita a desaceleração econômica do país, a campanha anticorrupção empreendida pelo governo e os preços competitivos de proteínas alternativas.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Lepper aposta em três estratégias para driblar expectativas negativas do setor têxtil

Têxtil vai reforçar linha de produtos licenciados infantis, fechar parceria com distribuidores e realizar s...

Veja mais
Consumidor receoso ganha novas soluções para comprar pela internet

A fim de atrair consumidores sem acesso ao cartão de crédito ou que têm receio de fazer uma transa&c...

Veja mais
Homens se rendem às compras pela internet

Pesquisa aponta que percentual masculino na aquisição de roupas passou de 37% para 39%, segundo dados da c...

Veja mais
Mesmo com resultados resistentes, setor de shoppings prevê ano mais contido

Apesar dos resultados resistentes registrados no último trimestre, as operadoras de shopping centers preveem para...

Veja mais
Embalagens terão mais um alerta para fumantes

As embalagens de cigarro terão mais um alerta sobre os riscos do vício para fumantes. A Agência Naci...

Veja mais
Soja e peixe são as novas oportunidades em Marabá

Em Marabá, comemora-se o fato de a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso - Apros...

Veja mais
Lucro líquido da Monsanto recuou 14% no trimestre

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Kraft é investigada por manipulação de preço

  Veículo: O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Brasileiro compra mais moda e acessórios pela internet

Pelo segundo ano consecutivo, as duas categorias surpreenderam e lideraram as vendas do setor, que movimentou R$ 35,8 bi...

Veja mais