Tomate vira 'mocinho' da inflação

Leia em 1min

Depois de ser o vilão da inflação no país por um bom tempo, protagonizando piadas na internet, o tomate volta à cena em um papel bem diferente

 



Na semana passada, o preço do quilo pago ao produtor não ultrapassava R$ 1,20 na Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa-RS). No ápice da alta, em 2013, o quilo do produto chegou a custar mais de R$ 4. Agora, está pela metade do preço médio, de R$ 2,20 o quilo.

– É a hora de voltar a comer tomate à vontade – destaca Evandro Finkler, presidente da Associação dos Produtores da Ceasa-RS.

A queda no preço é resultado da combinação da redução do consumo em período de recessão econômica e de uma safra cheia. Iniciada em dezembro, a colheita do tomate se estende até meados de maio, quando começa o frio no Estado. Com 900 hectares cultivados, a produção esperada para o ano é de 65 mil toneladas.

– Tivemos uma safra boa associada à queda no consumo, o que fez a oferta do produto aumentar muito – destaca a agrônoma Sandra Dalmina, gerente do escritório regional da Emater em Caxias do Sul, uma das principais regiões produtoras de tomate.




Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Empresas criam anúncios personalizados usando histórico de compra do cliente

Os anúncios personalizados são a nova arma do varejo para convencer o cliente a voltar à loja. Com ...

Veja mais
Grandes varejistas mantêm investimentos

Executivos de várias redes de comércio levam adiante seus planos de expansão traçados para 2...

Veja mais
Colheita da soja já atinge 15% da área plantada no Rio Grande do Sul

Produtividade das lavouras de milho está surpreendendo produtores   A colheita da soja avança no Ri...

Veja mais
Setor de arigos esportivos muda estratégia em 2015

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Brasil Pharma vai trocar o comando

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Expansão da economia paraguaia pode elevar exportação brasileira

De acordo com especialistas, o crescimento econômico do país vizinho também deve continuar atraindo ...

Veja mais
Pequenos e médios varejistas são foco da canadense McCain

Ações de promoção e divulgação de produtos nos pontos de venda de pequenos e m...

Veja mais
Varejo recorre a campanhas sob medida

...

Veja mais
Lavouras de algodão em boas condições no Brasil

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais