Tecnologia de ponta na bataticultura

Leia em 3min 10s

Plataforma indica ao produtor o momento certo para realizar ações como irrigação e pulverização das culturas

 



O uso de tecnologias que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos insumos vem aumentando no agronegócio e as empresas investem cada vez mais em novas opções para atender a demanda do produtor. Uma dessas empresas é a Olearys, com sede em São José dos Campos e forte atuação em Minas Gerais, que criou equipamentos para o monitoramento agrometeorológico das fazendas.

A plataforma indica ao produtor o momento certo para realizar a irrigação e pulverização das culturas, através da análise de dados climáticos captados em cada unidade produtiva. O resultado é a aplicação de tratos conforme a demanda de cada cultura, o que promove a redução dos custos através da economia de água, energia elétrica e do número de pulverizações.

De acordo com o coordenador da Olearys, Vitor Balbi, o grande desafio da agricultura é o clima, já que a atividade envolve muitos processos biológicos que são altamente dependentes dos fenômenos naturais como as chuvas, temperaturas e umidade do solo e ar.

O Hemisphere Pro consiste na instalação de estações meteorológicas nas fazendas. Os equipamentos têm sensores variados, que são selecionados conforme o desejo dos clientes, podendo optar pelos que monitoram a umidade do solo, as temperaturas, quantidade de chuvas e orvalho, por exemplo. Os dados coletado e analisados são disponibilizados na internet. A plataforma pode ser utilizada em diversas culturas, como a da batata, café, soja, tomate, entre outras.


Alertas -
O comprador pode optar, também, pela contratação da Big Logs, plataforma interligada ao sistema de informações geradas pelo Hemisphere Pro, que envia alertas por celular aos produtores sobre o momento de irrigar e pulverizar as culturas.

A cada 15 minutos, as informações coletadas pelo Hemisphere Pro são transferidas automaticamente para o servidor, que as transforma em dados importantes. Desta forma, o produtor pode acessar pela internet os dados ou pode receber alertas sobre o melhor momento para irrigar a cultura e o volume correto para o mesmo através de SMS. "Somente com esse sistema de monitoramento é possível economizar entre 40% e 60% do volume de água e energia já que a irrigação ocorrerá somente quando necessário", ressalta.

Outra vantagem oferecida pelo sistema é o monitoramento das culturas sobre a incidência de pragas e doenças. "Através da análise do microclima, é possível monitorar o nível de umidade e as temperaturas e se as mesmas são ou não favoráveis para o desenvolvimento de pragas, fungos e doenças. Quando indicado ambiente propício, o produtor é alertado e pode tomar as medidas de controle. Assim, evita-se o uso desnecessário de agrotóxicos, gerando economia de recursos e alimentos mais saudáveis", explica.

No dia 2 de abril, a empresa lançará, em Perdizes, no Alto Paranaíba, mais um produto, o Hemisphere One. No município, serão instaladas 11 estações meteorológicas, responsáveis pela coleta de dados de eventos diários. O objetivo é fazer um balanço hídrico da região, que poderá ser acessado gratuitamente pelos produtores.

"Vamos disponibilizar informações precisas sobre o clima da região, mostrando ao produtor a importância de se monitorar os fenômenos climáticos. Acreditamos que essas informações farão diferença, o que estimulará investimentos na plataforma de dados individuais, a Hemisphere Pro", explica.


Produtor -
Um dos produtores que investiu no monitoramento climático da fazenda, localizada em Perdizes, foi o bataticultor Roberto Bergamasco. O Hemisphere Pro foi instalado, há 70 dias, em uma área de 36 hectares de batata e agora será ampliado para mais 95 hectares de um total de 450 hectares plantados.

"Os resultados obtidos até o momento são positivos, por isso vamos ampliar. Nesse período, deixamos de realizar duas pulverizações, o que gera economia de custos, fundamental para ganhar competitividade e ampliar o lucro", observa Bergamasco.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Laboratório Blanver investe em cogeração diante de energia cara

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Apesar de dólar alto, vendas de café travam

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Safra deve impulsionar negócios da Expodireto

Feira se inicia hoje, em Não-Me-Toque, com expectativa positiva para comercialização de máqu...

Veja mais
Cresce competição na área de batata frita congelada

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Café Canecão quer manter resultados

O setor de locação de equipamentos e assistência técnica foi o grande destaque de 2014, com e...

Veja mais
Cenários favoráveis para o café

Faturamento na comercialização do grão com exterior teve alta de 49% no primeiro bimestre   ...

Veja mais
Indústria de higiene e beleza se antecipa ao IPI e eleva preços

As indústrias de higiene e beleza têm sentido a necessidade de corrigir para cima as tabelas de preç...

Veja mais
Piora confiança de empresário varejista em fevereiro, diz CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) renovou o piso histórico em fe...

Veja mais
Loja Ponto Frio é remodelada em shopping de RS

Porto Alegre recebe hoje um projeto piloto da Via Varejo. A loja Ponto Frio do shopping Praia de Belas foi remodelada. C...

Veja mais